Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

10 sintomas que podem indicar que você tem transtorno de personalidade

Alguém com um transtorno de personalidade pode ter problemas para se adaptar a situações e mudanças de vida - iStock
Alguém com um transtorno de personalidade pode ter problemas para se adaptar a situações e mudanças de vida - iStock

Redação Publicado em 09/06/2022, às 12h00

Todos nós temos peculiaridades e falhas. Mas como você sabe quando seus traços de personalidade são sintomas de um transtorno? Um transtorno de personalidade é uma condição de saúde mental que pode dificultar a manutenção de relacionamentos saudáveis ou a interação com outras pessoas. Sua personalidade faz de você quem é. Ela influencia a forma como percebe e interage com o mundo ao seu redor.

Alguém com um transtorno de personalidade pode parecer “ter hábitos e ideias muito fixos” e ter problemas para se adaptar a situações e mudanças de vida. Pode não formar amizades ou laços estreitos tão facilmente, e alguns traços de personalidade podem atrapalhar o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais. Sim, todo mundo tem problemas com relacionamentos em um momento ou outro. Um desentendimento com um colega de trabalho, uma briga com um amigo, uma discussão com seus pais. Então, como saber se você ou alguém que conhece tem um transtorno de personalidade?

Embora existam dez transtornos de personalidade diferentes, muitos deles compartilham sintomas semelhantes. Confira alguns a seguir:

1-Problemas com autoestima

Os transtornos de personalidade podem fazer com que você tenha uma autoestima muito alta ou muito baixa. Para algumas pessoas, a autoimagem também pode oscilar. Por exemplo, em um minuto, você pode pensar em si mesmo como uma pessoa gentil e amorosa, e no próximo, pode achar que é desagradável e cruel. Essa autoimagem instável geralmente surge no transtorno de personalidade borderline (TPB). Pessoas com certos transtornos de personalidade podem ter um senso exagerado de si mesmo, conhecido como grandiosidade, e acreditar que são melhores ou mais inteligentes que os outros. Esta é uma característica comum do transtorno de personalidade narcisista.

2-Valores inconsistentes

Seus valores também podem parecer inconsistentes. Por exemplo, você pode se comportar adequadamente no trabalho, mas agir de maneira diferente em casa. Assim, alguém pode parecer educado e polido em um ambiente de trabalho, mas vai para casa e age de forma abusiva com seus entes queridos. Este pode ser o caso do transtorno de personalidade antissocial.

3-Problemas para manter relacionamentos próximos

Um transtorno de personalidade pode dificultar a manutenção de relacionamentos porque fortes traços de personalidade podem afastar os outros. Seu comportamento pode frustrar os outros e torná-los menos propensos a querer passar tempo contigo. Pode ser difícil manter relacionamentos se você sempre incorrer em mal-entendidos com os outros. Para pessoas com transtornos de personalidade, isso é comum. Você pode projetar motivações e sentimentos que não existem em outras pessoas.

4-Dificuldade com empatia

Se você tem um transtorno de personalidade, também pode ter problemas para ter empatia por outras pessoas. Você pode parecer insensível ou indiferente. Algumas pessoas podem recorrer à mentira, independentemente de como isso afeta os outros. Elas podem mentir para evitar aceitar a culpa por seu comportamento.

5-Problemas com limites

Pessoas com transtornos de personalidade também podem recusar ou achar difícil estabelecer e reconhecer limites com os outros. Você pode não se importar em manter ou prestar atenção aos limites. Dependendo do seu transtorno de personalidade, pode não querer ultrapassar os limites. Em vez disso, você pode achar difícil saber quando está passando do limite. Algumas pessoas podem até ultrapassá-los conscientemente, mesmo quando alguém lhes diz não.

6-Estilos parentais problemáticos

Pais com transtornos de personalidade podem ter estilos parentais abusivos ou irresponsáveis. Algumas pessoas com transtornos de personalidade podem estar muito envolvidas na vida de seus filhos, excessivamente emocionais e muito envolvidas nas relações familiares. Outros podem ser extremamente distantes e não se envolver na vida de seus parentes. Em muitos casos, os filhos de pessoas com transtornos de personalidade serão afetados pelo comportamento de seus pais.

7-Dificuldade em regular as emoções

[Colocar ALT]
Se você tem um transtorno de personalidade, pode ficar com raiva facilmente  - iStock

Se você tem um transtorno de personalidade, pode ter problemas para manter suas emoções sob controle. Pode ficar com raiva facilmente ou reagir rapidamente com frustração quando algo não está indo do seu jeito. Por exemplo, alguém com transtorno de personalidade borderline pode ter mudanças de humor intensas ou atacar para buscar atenção. E os sintomas do TPB incluem sentimentos de vazio e explosões de raiva. E alguém com transtorno de personalidade histriônica pode experimentar emoções superficiais e que mudam rapidamente.

8-Problemas com estresse

Se você tem um transtorno de personalidade, pode achar difícil lidar com situações e eventos estressantes. Você pode tentar lidar com o estresse de maneiras não saudáveis. Por exemplo, alguém com transtorno de personalidade borderline pode se automutilar em reação ao gerenciamento da vida com sintomas, como sentimentos de abandono e causas gerais de estresse.

9-Baixa autoconsciência

Muitas vezes, as pessoas com transtornos de personalidade não conseguem reconhecer ou admitir que têm uma condição de saúde mental. Você pode estar em negação e se recusar a procurar tratamento, mesmo quando as pessoas ao seu redor insistem para que procure ajuda. Também pode culpar os outros por seu comportamento ou problemas. Por exemplo, se está tendo problemas de relacionamento, pode deixar de aceitar a responsabilidade pelo papel que desempenha e culpar a outra pessoa. Por exemplo, pessoas com transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo (TOC) podem não perceber que a preocupação com organização, cronogramas e projetos de trabalho está afetando seus relacionamentos e se sentem muito resistentes a mudanças ou compromissos.

10-Dificuldade no trabalho

Distúrbios de personalidade podem dificultar os relacionamentos. E eles também podem dificultar o desempenho em um ambiente de trabalho profissional. Você pode bater de frente com chefes ou colegas de trabalho e achar difícil trabalhar em equipe. Mas explosões de raiva não são o único obstáculo profissional em potencial. Alguém com transtorno de personalidade esquizoide, por exemplo, pode ter dificuldade em manter um emprego porque pode ser retraído ou muito tímido.

Quais são os tipos de transtornos de personalidade?

Os transtornos de personalidade podem ser divididos em três grupos: A, B e C.

Transtornos de personalidade do grupo A
Se você tem um transtorno de personalidade do grupo A, pode parecer uma pessoa diferente, ou excêntrica, para os outros. Você provavelmente tem problemas com interações sociais.
-Transtorno de personalidade paranoide;
-Transtorno de personalidade esquizotípica;
-Transtorno de personalidade esquizoide.

Transtornos de personalidade do grupo B
Se você tem um transtorno de personalidade do grupo B, provavelmente tem dificuldade em controlar suas emoções e pode agir de forma imprevisível.
-Transtorno de personalidade borderline;
-Transtorno de personalidade narcisista;
-Transtorno de personalidade histriônica;
-Transtorno de personalidade antissocial.

Transtornos de personalidade do grupo C
Se você tem um transtorno de personalidade do grupo C, pode estar mais ansioso e com medo. Você pode passar uma quantidade insalubre de tempo duvidando de si mesmo e de suas habilidades.
-transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo;
-transtorno de personalidade evitativa;
-transtorno de personalidade dependente.

Reconhecer que você pode ter uma condição de saúde mental é o primeiro passo para se sentir melhor e cultivar relacionamentos mais saudáveis. E se lembre: você não está sozinho. Ter um transtorno de personalidade pode fazer você se sentir isolado, mas você pode procurar um psicólogo ou psiquiatra e também grupos de apoio.

Veja também: