A laranja é a mais conhecida, mas não é a única que fornece esta vitamina tão importante
Redação Publicado em 30/09/2021, às 11h00
Se você tomar um copo de suco de laranja toda vez que espirrar, pode estar no caminho certo. Embora estudos mostrem que consumir vitamina C realmente não previne resfriados, consumir esse nutriente pode ajudar a encurtar o tempo que você ficará doente e reduzir os sintomas. O fato é que uma laranja de tamanho médio tem apenas 69,7 mg de vitamina C, que é, na verdade, menos do que muitas outras frutas e vegetais comuns proporcionam.
Para aproveitar ao máximo a vitamina C e dar mais variedade à sua dieta, invista nestes 12 superalimentos.
Meia xícara de pimenta picada ou em cubos fornece 107,8 mg de vitamina C. Além disso, pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, descobriram que a capsaicina, o composto que torna a pimenta picante, pode ajudar a aliviar dores musculares e nas articulações.
Uma xícara de pimentão vermelho picado contém quase três vezes mais vitamina C do que uma laranja – 190 mg. Pimentão vermelho também é uma grande fonte de vitamina A, que promove a saúde ocular.
Uma xícara de pimentão verde picado contém menos vitamina C do que seu irmão mais doce, mas 120 mg dele ainda representa 200% de sua dose diária recomendada. O pimentão verde também é uma ótima fonte de fibras.
Além de duas vezes a ingestão diária recomendada de vitamina A e sete vezes a quantidade recomendada de vitamina K, uma xícara de couve-flor proporciona 80,4 mg de vitamina C. Essa potência nutricional também fornece uma dose considerável de minerais e ácidos graxos.
Esse vegetal crucífero fornece 132 mg de vitamina C e mais um punhado de fibras por apenas 30 calorias por porção. Além disso, pesquisas mostram que brócolis pode ter propriedades que previnem o câncer.
Pesquisas mostram que comer mamão pode ajudar a limpar os seios da face, iluminar a pele e fortalecer os ossos. Uma porção de uma xícara fornece 88,3 mg de vitamina C.
Uma xícara dessas superfrutas contém 84,7 mg de vitamina C, além de doses saudáveis de folato e outros compostos que promovem a saúde do coração. Outro benefício inesperado dos morangos? Eles podem ajudar a clarear os dentes naturalmente.
Se você assar, cozinhar ou amassar e depois comer uma pequena cabeça de couve-flor, estará recebendo uma dose de 127,7 mg de vitamina C, mais 5 gramas de fibra e 5 gramas de proteína.
Esses pequenos repolhos estão carregados de fitonutrientes e fibras que podem evitar o câncer, segundo alguns estudos, sem falar de 74,8 mg de vitamina C. Se você costuma ficar incomodado com o gosto amargo, tente deixá-los mais gostosos torrando-os.
Além de 78,9 mg de vitamina C, ele contém bromelaína, uma enzima digestiva que ajuda a quebrar os alimentos e reduzir o inchaço. A bromelaína também atua como um anti-inflamatório natural, que pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente após um treino intenso.
Uma porção de kiwi (cerca de 2 frutas) contém 137,2 mg de vitamina C. A fruta felpuda também é rica em potássio e cobre.
Essa delícia que veio da Ásia traz 122,3 mg de vitamina C. A manga também é uma ótima fonte de vitamina A, que, como a vitamina C, desempenha um papel fundamental na imunidade e, além disso, mantém os olhos saudáveis.
Fonte: Health.com
Veja também:
Gengibre: confira 11 benefícios do superalimento para seu corpo
Vitamina B12: para que serve e onde encontrá-la
Vitamina D: saiba mais sobre o que ela faz pelo seu corpo
Conheça os benefícios do chá de camomila