Redação Publicado em 07/02/2022, às 11h00
Quando você está doente, especialmente com resfriado ou gripe, às vezes a comida pode ser um verdadeiro desânimo. Mas os alimentos e bebidas certos podem oferecer alívio – seja para os sintomas ou para ajudar a equilibrar o sistema imunológico –, a fim de que você possa melhorar mais rapidamente. Aqui estão 14 alimentos que combatem o resfriado e a gripe para você ter em mente e maneiras simples de incorporá-los quando você está indisposto. Alguns podem até ajudar seu sistema imunológico a se defender ou reduzir a gravidade ou duração do problema. Então faça um estoque. Confira:
O consumo de camomila tem sido associado a um aumento na atividade antibacteriana no corpo. Mas seu impacto real pode ser sua capacidade de apoiar o sono, que protege a imunidade. Em um estudo, mulheres no pós-parto que beberam chá de camomila por algumas semanas relataram melhor qualidade do sono, em comparação com aquelas que não consumiram camomila. Beba quente ou gelado, ou use o chá como líquido para smoothies ou mingau.
A curcumina, o composto natural da cúrcuma, responsável por sua cor vibrante, é um potente composto anti-inflamatório. Também foi demonstrado que aumenta a atividade das células imunes e as respostas de anticorpos. Uma dica é combinar com pimenta-do-reino, o que intensifica significativamente a biodisponibilidade da curcumina. Polvilhe uma combinação da pimenta e cúrcuma em um smoothie, sopa, caldo ou legumes cozidos.
O alto teor de antioxidantes nas cerejas secas está ligado a um sistema imunológico reforçado, incluindo um risco reduzido de sintomas do trato respiratório superior. Essas pequenas joias também ajudam a ter um sono saudável devido ao conteúdo natural de melatonina. Isso é fundamental, porque pesquisas mostram que as pessoas que não dormem o suficiente ou não dormem com qualidade têm maior probabilidade de adoecer após serem expostas a vírus, como o do resfriado comum. Consuma-as como estão ou misture com manteiga de nozes e coma com uma colher.
Além de ser um dos principais alimentos anti-inflamatórios, as nozes contêm vários nutrientes que desempenham um papel no apoio ao sistema imunológico, incluindo vitaminas E e B6, cobre e folato. Pesquisas mostraram que elas reduzem o estresse psicológico. Isso é vital porque o estresse descontrolado enfraquece a imunidade. Combine nozes com cerejas secas para um lanche, ou pique e use como guarnição para frutas frescas ou vegetais cozidos.
O azeite extravirgem possui propriedades antibacterianas que podem reduzir o risco de adoecer. Seus antioxidantes também demonstraram proteger contra condições inflamatórias imunomediadas, incluindo diabetes, obesidade, artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal. Refogue folhas verdes no azeite ou regue sobre um carboidrato rico em nutrientes e fácil de digerir, como casca de batata.
Durante décadas, os cuidadores distribuíram sopas de frango ou de outros sabores à base de caldo para quem sofre com gripe ou resfriado, e há alguma ciência para apoiar o benefício. O efeito é triplo. O vapor da sopa ou caldo acelera o movimento do muco pelo nariz para aliviar o congestionamento. Uma sopa saudável também ajuda a reduzir a inflamação. Isso é importante, porque pegar um resfriado desencadeia uma resposta inflamatória no trato respiratório superior, o que contribui para sintomas como nariz entupido. Além disso, o sal da sopa ou caldo fará com que seu corpo retenha mais água, e aliviar a desidratação pode ajudar a diminuir sintomas como dor de cabeça e boca seca. Se você não come frango, opte por caldo de legumes, aromatizado com suplementos, como alho, gengibre, pimenta-caiena, açafrão e pimenta preta.
Pimentas picantes, incluindo pó de pimenta-caiena, ajudam a afinar o muco e aliviar a congestão nasal. A capsaicina, o composto que dá ardor às pimentas picantes, também pode ajudar a suprimir a tosse. Adicione uma dela ao seu chá, sopa ou caldo
Historicamente, o alho tem sido usado para prevenir doenças, combater infecções e tratar feridas – e pesquisas dão credibilidade às capacidades de suporte imunológico dele. Em um estudo mais antigo, 146 voluntários foram designados para receber um placebo ou um suplemento de alho diariamente por 12 semanas durante o inverno. O grupo do alho teve significativamente menos resfriados em comparação com o grupo placebo, e eles se recuperaram mais rapidamente quando infectados. Pesquisas mais recentes confirmam que o extrato de alho envelhecido pode melhorar a função das células imunológicas.
Além de suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, o mel cru demonstrou ajudar a aliviar a tosse em crianças. O mel de Manuka, uma variedade nativa da Nova Zelândia, mas disponível no país, pode ajudar especificamente a reforçar a imunidade. Tome uma colher para aliviar a garganta e potencialmente a tosse, ou misture-o ao chá de camomila.
Ele alivia a náusea e, como o mel cru, possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Para obter os melhores benefícios, opte pela raiz de gengibre fresca. Fatie ou rale e adicione ao chá, caldo, smoothies, suco ou polvilhe sobre frutas frescas.
As bananas são um dos alimentos mais fáceis para o sistema digestivo e continuam sendo um dos poucos que são atraentes quando o apetite está diminuído devido a uma doença. Elas também aumentam o açúcar no sangue e fornecem energia graças aos nutrientes essenciais que ajudam a apoiar o sistema imunológico, incluindo vitaminas C e B6, cobre e folato. Estão repletas de potássio, um eletrólito perdido no suor. Coma-as in natura, amasse e regue com mel cru e gengibre fresco ralado ou misture em um smoothie.
Um quarto de xícara de suco de limão espremido na hora fornece 30% da meta diária de vitamina C, e o suco de um limão inteiro fornece cerca de 50%. Além de apoiar a imunidade, esse nutriente, que também atua como antioxidante, é necessário para o reparo do DNA e a produção de serotonina. Esta última ajuda a promover a felicidade e o sono. Adicione suco de limão espremido na água quente ou gelada ou ao chá quente.
O suco de romã puro é outro alimento que dá suporte à imunidade por meio de sua atividade antimicrobiana e anti-inflamatória. Os antioxidantes flavonoides encontrados também demonstraram combater vírus e diminuir a duração de um resfriado em até 40%. Beba suco de romã, adicione algumas gotas à água ou chá de camomila ou misture em smoothies.
Eles fornecem antioxidantes anti-inflamatórios, bem como os principais nutrientes conhecidos por ajudar a função do sistema imunológico, incluindo vitaminas A e C e folato. Eles também fornecem compostos bioativos que dão um sinal químico que otimiza a imunidade no intestino, a localização de 70%-80% das células imunes. Refogue legumes no azeite extravirgem junto com alho, açafrão e pimenta preta, ou adicione-os à sopa. Você também pode misturar folhas verdes, como couve ou espinafre, em um smoothie.
Também é importante beber bastante água para repor o líquido que você está eliminando pelos pulmões toda vez que tossir e pelas perdas devido à transpiração ou suor. Quanto ao que evitar quando se está doente: não consuma alimentos que possam incentivar a inflamação ou estressar seu sistema imunológico, como açúcar refinado, produtos processados (especialmente aqueles com ingredientes artificiais), laticínios e carnes convencionais, cafeína e álcool.
Claro, durma bastante e descanse, e não se sinta culpado por demorar o tempo que você precisa para se recuperar. Não fazer isso e tentar manter a rotina enquanto está resfriado pode infectar outras pessoas e prolongar a própria doença. Pense nisso.
Fonte: Health
Veja também: