16 hábitos que podem afetar sua pele

O que você come, onde vai, como se sente; tudo isso afeta a aparência da sua pele

Redação Publicado em 03/02/2022, às 11h00

Maior ingestão de vitamina C e menor de gorduras e carboidratos estão associadas a uma melhor aparência - iStock

Sua pele protege seu corpo, mas isso não é tudo. É o rosto que você apresenta ao mundo. Quando saudável, é um ótimo cartão de visita. As escolhas que você faz todos os dias – o que você come, onde vai, como se sente – afetam a aparência da sua pele. Confira este guia para mantê-la jovem, saudável e sem rugas.

1. Alimente seu rosto

Quer uma pele boa? Observe sua dieta. Maior ingestão de vitamina C e menor de gorduras e carboidratos estão associadas a uma melhor aparência à medida que a pele envelhece. Mudar a dieta ajudará. Alimentos ricos em antioxidantes, como peixes, frutas e vegetais, parecem favorecer a proteção. Alguns estudos sugerem que, para evitar espinhas, é melhor preferir carboidratos complexos (como grãos integrais e massas) e proteínas saudáveis. Os laticínios também podem estar ligados a crises de acne.

2. Invista em vitamina

Seu creme antienvelhecimento pode conter vitamina C ou E. Coloque esses antioxidantes em ação também por dentro. Comer alimentos ricos nessas vitaminas, além do mineral selênio, pode ajudar a proteger a pele contra os danos causados pelo sol. Eles podem até ajudar a diminuir os sinais de envelhecimento, como rugas e descoloração da pele.

3. Fuja do envelhecimento da pele

O exercício beneficia todas as partes do corpo – incluindo o seu maior órgão, a pele. O exercício melhora a circulação, ajudando a nutrir a pele. Um melhor fluxo sanguíneo traz mais oxigênio e nutrientes e pode ajudar sua pele a produzir colágeno, o que evita rugas. Não se preocupe com o suor – o exercício não obstruirá seus poros. Lave o rosto logo após o treino e evite faixas apertadas, que podem prender o suor e irritar a pele.

4. Descanse sua beleza

Olheiras sob os olhos, pele pálida e olhos inchados. Evite isso dormindo de 7 a 8 horas por noite, o que manterá seu corpo e sua pele em boa forma. Também importa como você dorme – descanse seu rosto no travesseiro na mesma posição por anos, e você terá rugas onde a pele é pressionada contra ele. Dormir de bruços vai piorar as bolsas sob os olhos. Solução? Dormir de costas.

5. A gravidez muda sua pele

Estrias – 90% das mulheres grávidas as têm. Elas podem desaparecer após o parto e os hidratantes podem melhorar ligeiramente a aparência. Cremes de vitamina A prescritos ou terapia a laser também podem ajudar, mas não devem ser usados durante a gravidez. A acne é outro problema comum de pele, causado pelos hormônios extras em seu corpo. Sua melhor aposta para evitar espinhas é lavar o rosto duas vezes ao dia e usar um hidratante sem óleo. Pergunte ao seu médico antes de usar qualquer produto.

6. Evitando melasma

Algumas mulheres desenvolvem manchas escuras – melasma – em seus rostos quando estão grávidas ou tomando pílulas anticoncepcionais. O responsável é o aumento da melanina, substância que dá cor à pele. O melasma geralmente desaparece após o parto ou quando você para de tomar a pílula. Evite alterações de pigmento usando protetor solar o tempo todo e evitando o sol. O problema também pode ser tratado com peelings químicos ou prescrições tópicas de hidroquinona, retinoides, ácido azelaico, niacinamida, ácido kójico ou hidroxiácidos que clareiam as manchas. Mas é necessário evitar estritamente a luz solar.

7. Mantenha os raios nocivos longe 

Se você era ou não viciado em praia, é provável que sua pele tenha danos causados pelo sol. Cerca de 90% de todos os danos à pele são causados pela luz solar. À medida que a exposição aumenta, cresce também o risco de câncer de pele. Proteja-se usando sempre protetor solar de amplo espectro. Procure produtos que contenham óxido de zinco, dióxido de titânio ou avobenzona. Produtos com FPS 30 ou superior são os melhores. Use chapéus de abas largas e mangas compridas e evite o sol entre 10 h e 16 h, quando os raios são mais fortes.

A pele madura não produz mais tanto colágeno, por isso faça esfoliação e a hidrate com frequência - iStock

8. Cuidando da pele madura

Conforme você envelhece, sua pele também muda. Seu corpo não produz tanto colágeno, e a elastina que permite que a pele volte ao lugar fica mais fraca. Você também não cria ou perde células da pele tão rápido. Portanto, esfolie para remover a pele morta, use um sabonete que não a seque e hidrate com frequência. Use retinoides de venda livre para reduzir rugas finas ou pergunte ao seu médico sobre um prescrição específica para você. Acima de tudo, fique longe do sol.

9. Você deve beber ou passar o café na pele?

A cafeína no café e no chá é desidratante, por isso pode ressecar a pele. Mas um estudo descobriu que, quando aplicada topicamente na pele, a cafeína pode ajudar a reverter os danos causados pelo sol e diminuir o risco de alguns cânceres de pele – em camundongos, pelo menos. Os pesquisadores agora estão tentando ver se a cafeína tópica também protege a pele humana.

10. Afaste-se do álcool

Muito álcool é ruim para sua pele, bem como para o corpo como um todo. O álcool é um diurético e faz com que o organismo perca água. Isso pode contribuir para deixar a pele seca. Também dilata os vasos sanguíneos. É por isso que os bebedores costumam ter rostos vermelhos e corados. Com o tempo, esses vasos sanguíneos podem ficar permanentemente danificados, de modo que a pele ficará vermelha. O álcool, especialmente o vinho tinto, também pode desencadear crises de rosácea.

11. Apague o cigarro

Simplificando, fumar é ruim para sua pele: perde apenas para o sol em causar rugas prematuras e pele seca. Na verdade, sob um microscópio podemos ver rugas em fumantes a partir dos 20 anos. Fumar reduz o fluxo sanguíneo para a pele e contribui para a quebra do colágeno, e quanto menos colágeno, mais rugas. E, sim, franzir os lábios repetidamente também estimula as rugas, chamadas de “código de barras”. Você não pode reverter o dano, mas pode pará-lo parando de fumar.

12. Limpeza diária

Todos os dias, sua pele entra em contato com a poluição – fumaça de cigarro, escapamento de carro ou ar poluído. Mantenha a pele saudável, mantendo-a limpa. Dependendo das necessidades, você pode limpar o rosto com um sabonete suave, ou esfoliar algumas noites com esfoliantes e tônicos suaves para remover as células mortas da pele e, em seguida, aplicar um creme retinoide e hidratante. A pele oleosa também precisa de hidratante; procure produtos sem óleo.

13. Cuidados com a pele no verão

Quer um bronzeado? Pegue um seguro: use um creme autobronzeador sem sol. Porém, a maioria não contém protetor solar, então cuidado. Lembre-se de usar um protetor solar de amplo espectro e resistente à água em toda a pele exposta e reaplicar a cada duas horas ou com mais frequência se você estiver suando ou entrou na água. E, a menos que você tenha a pele persistentemente seca, mude para um hidratante sem óleo para evitar erupções em clima úmido. É uma boa ideia se enxaguar depois de sair da piscina para se livrar do cloro da pele.

14. Por dentro e por fora no inverno

O clima frio e o vento deixam a pele seca e escamosa e podem piorar o eczema e a rosácea. Não é apenas o clima lá fora – o calor seco em ambientes fechados também é agressivo para a pele. Use um umidificador em casa, beba muita água e aplique hidratante ao longo do dia. Lembre-se do protetor solar quando sair.

15. Dicas para cuidados com a pele no avião

Quando estamos em um voo, não demora para que a pele comece a ficar seca e esticada, graças à baixa umidade do ar recirculado. Tenha sempre água potável por perto – não café ou álcool – e hidrate a pele antes, durante e depois do voo. Não use maquiagem ao embarcar, se puder evitar. Mantenha um frasco de loção facial na bagagem de mão.

16. Prepare-se para o seu close-up

Hollywood vive disso: mudar a iluminação pode alterar a aparência. A fluorescente pode tornar o tom da pele mais vermelho ou amarelo, enquanto a incandescente suaviza as cores e as imperfeições. Use espelhos com iluminação variada para ver sua pele e maquiagem em diferentes condições. Dessa forma, você não irá exagerar nos pincéis ou aparentar palidez à medida que a iluminação muda. Deixe para se maquiar com mais efeitos à noite, quando a iluminação é mais baixa.

Fonte: WebMD

Veja também:

saúde envelhecimento beleza pele

Leia também

4 alimentos para consumir e ter uma pele brilhante, e 4 para evitar


Suplemento de colágeno funciona? Especialistas respondem


Confira 7 alimentos que fazem bem para a pele


11 alimentos que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele