Redação Publicado em 19/03/2022, às 08h00
Um tênis novo de corrida pode causar alguns incômodos no início, já que ele ainda não está laceado e você ainda não se adaptou ao seu formato. Nesse momento, você pode sofrer com bolhas e calos, por exemplo. Mas esses incômodos tendem a ser temporários e logo não aparecem mais.
Para evitar esses incômodos, ao comprar o calçado, experimente alguns modelos e caminhe com eles pela loja. Porém, mesmo que o calçado seja confortável na loja, ele pode causar incômodos durante a corrida, já que os pés incham.
Por essa razão, na hora de comprar, o principal fator que deve ser levado em consideração é o conforto. Ou seja, não adianta nada um tênis ser lindo e cheio de tecnologia se ele não se encaixar bem no pé de quem irá usá-lo.
Os modelos com mais amortecimento podem favorecer quem está começando a se exercitar ou quem está um pouco acima do peso, já que absorvem melhor os impactos e diminuem os riscos de qualquer tipo de lesão.
Por muitos anos, a questão do tipo de pisada, se era pronada, supinada, neutra, era considerada muito importante. Mas essa questão passou a ser considerada menos importante e hoje o que se deve avaliar primeiro é mesmo o conforto.
Use meias com um tecido mais grosso, pois isso fará com que o tênis se adeque melhor ao seu formato de pé e seja laceado mais rápido.
Se, no início, você sentir o tênis muito apertado, experimente remover as palmilhas e caminhar sem elas. Isso garantirá mais conforto até que o calçado esteja laceado.
Você não precisa usar o seu tênis apenas na hora do treino. Use-o para pequenas caminhadas ou até mesmo em casa para laceá-lo.