O estresse é algo quase inevitável e, quando não é bem controlado, pode afetar negativamente a saúde
Redação Publicado em 15/12/2021, às 18h00
Seja familiar, no trabalho, relacionado à vida diária ou autoinduzido pelas notícias do mundo, o estresse é um fenômeno quase impossível de se evitar e muito frequente na vida de grande parte das pessoas.
Gerenciar o estresse é essencial. Isso porque ele não é apenas emocionalmente desgastante, mas também ruim para a saúde.
Quando estamos sob estresse, os níveis de um hormônio chamado cortisol começam a subir e, com o tempo, esse aumento pode causar estragos no metabolismo, estimulando o ganho de peso e causando inflamações.
Além disso, altos níveis de estresse também são capazes de afetar os níveis de açúcar no sangue, a pressão arterial, o coração e, até mesmo, a memória.
A seguir, conheça três estratégias simples que podem ajudar no combate ao estresse, amenizando seus efeitos e proporcionando mais qualidade de vida.
Muito do estresse da vida vem da forma como vemos as várias situações que encontramos pelo caminho. Por exemplo, duas pessoas podem assumir exatamente a mesma tarefa, mas apenas uma delas pode achar estressante.
Parte disso tem relação com a personalidade, mas também com a narrativa interior, ou seja, com a forma como a pessoa enquadra as coisas em sua mente. Procure mudar a perspectiva e, muitas vezes, será possível reduzir o número de estressores.
A atividade física pode reduzir os níveis de cortisol . Mas, para muitas pessoas, manter um cronograma diário de exercícios é estressante porque escolhem atividades que não gostam.
Em vez disso, opte por fazer algo que você ama – jardinagem, caminhadas pela natureza ou yoga, por exemplo –, tudo isso tem potencial para retardar os efeitos nocivos do estresse. Além de que, ao fazer uma atividade que gostamos, é mais fácil de manter a motivação.
Confira:
Você já passou 20 minutos procurando as chaves do carro ou tentando achar algum outro objeto? A desorganização pode ser indutora de estresse. Determinar um local para sempre colocar chaves, por exemplo, ajuda a reduzir esses incômodos diários.
Planeje com antecedência outras estratégias que possam ajudar a gerenciar o estresse. Crie um tempo para exercícios, planeje refeições saudáveis e tenha um horário para ir para a cama e garantir que você esteja dormindo o suficiente.
Além disso, se você sabe que vai encontrar um período estressante – o aniversário da morte de um ente querido, uma cirurgia, um desafio financeiro – pense com antecedência sobre como gostaria de gerenciá-lo. Ter um plano pode ajudar a reduzir o nível de estresse e evitar que ele tenha impacto sobre sua saúde.
Quaisquer que sejam as estratégias escolhidas, avalie e revise a abordagem para ver se está ou não funcionando. Às vezes, encontrar a combinação certa pode levar um tempo. Se você está tentando reduzir o estresse por conta própria e não está tendo nenhum sucesso, procure ajuda profissional.
Fonte: Harvard Health Publishing
Veja também:
Estresse elevado ligado a maior risco de pressão alta e eventos cardíacos
Culpar a pandemia pelo estresse deixou os casais mais felizes
Cachorros podem ajudar no alívio de estresse, segundo estudo
Escrever antes de eventos importantes pode aliviar o estresse