Redação Publicado em 30/03/2022, às 14h00
O líquido pré-ejaculatório é aquele que "escapa" do pênis como resultado de algum estímulo, como um beijo, antes ou durante uma relação sexual, funcionando como uma espécie de preparação para a ejaculação.
Muitos meninos ficam preocupados e com dúvidas sobre o tema, mas o líquido pré-ejaculatório é uma parte natural do processo de excitação. Por isso, trouxemos três fatos importantes sobre ele:
O líquido pré-ejaculatório é liberado para facilitar a penetração e a vida dos espermatozoides. Diferente do sêmen, ele é composto por fluidos que estão nas glândulas da uretra e, apesar de não apresentar a mesma quantidade de espermatozoides encontrados na ejaculação, ele pode, sim, carregar certo montante capazes de fecundar um óvulo e, consequentemente, resultar em uma gestação.
Assim, se um casal transar sem camisinha e o homem retirar o pênis apenas na hora de gozar, o risco existe sim! O líquido que sai do pênis antes da ejaculação pode conter alguns espermatozoides, principalmente se ele tiver se masturbado ou ejaculado algum tempo antes daquela relação.
Isso significa que, durante a penetração, alguns espermatozoides que eventualmente estejam no líquido pré-ejaculatório podem ir parar dentro da vagina da parceira. Se ela estiver no período fértil, isso já é suficiente para uma gravidez, mesmo que o risco seja menor.
Os homens são diferentes e, dessa forma, alguns produzem mais líquido pré-ejaculatório quando estão estimulados enquanto outros produzem uma quantidade menor. É uma resposta normal e natural do organismo.
Confira:
Esse líquido que sai do pênis antes da ejaculação está diretamente relacionado com o grau de excitação do homem. Depois, com a prática e a experiência, a saída desse fluido tende a diminuir, mas não existe nenhum medicamento capaz de controlar essa quantidade.
Normalmente, o líquido pré-ejaculatório começa a ser liberado quando o homem tem uma ereção e fica excitado. De alguma forma, ele antecipa a chegada do sêmen, que sai no momento da ejaculação.
Entretanto, não é possível sentir quando o líquido vai sair, já que é como uma resposta automática do organismo, com liberação gradual pelo pênis. O que o homem pode sentir é que a sua cueca fica um pouquinho mais molhada, sendo esse um possível sinal da presença do líquido.
Veja também: