Redação Publicado em 10/08/2022, às 12h00
A pessoa com quem você se relaciona tem expectativas indevidas de compromisso em um relacionamento? Bem, levante a guarda e salve seu coração. Afinal, esse amor é sobre compromissos ou “ajustes e acordos”? Ao menos é preciso ter limites sobre se comprometer em um relacionamento amoroso.
Esperar que a pessoa pare de fazer algo que gosta não é nem um pouco razoável. “Se você me ama, você vai voltar a comer carne”. “Se você me ama, você vai largar esse emprego”. “Se você me ama, pare de falar com essa pessoa”. Estas são algumas frases comuns que as pessoas tendem a dizer ou a ouvir em um relacionamento. Mas a questão é por que não podemos deixar a outra pessoa ser ela mesma? Por que tentamos mudá-la?
Uma das perguntas mais importantes a se fazer é: “O relacionamento irá melhorar ou piorar se nos comprometermos ou forçarmos uma pessoa a se comprometer?” O psiquiatra Sarthak Dave, especializado em depressão e membro da Sociedade Indiana de Psiquiatria, compartilhou seus pensamentos nas redes sociais sobre as pessoas tentarem fazer com que parceiros se comprometam em um relacionamento.
De acordo com o especialista, se você ajustar seus próprios desejos ou hábitos para agradar a outra pessoa, pode esperar que ela faça um esforço extra por você em um ponto ou outro. Se ela não atender às suas expectativas, você certamente ficará com rancor. Eventualmente, toda a raiva será reprimida e liberada de uma forma ou de outra. Então, é melhor não se comprometer, nem fazer com que a outra pessoa se comprometa.
Confira:
Você tem que entender que seus objetivos são tão importantes quanto seu relacionamento. É preferível manter sua vida pessoal e profissional separadas. Seus sonhos são tão importantes quanto os da outra pessoa. Em um relacionamento saudável, vocês devem apoiar os esforços um do outro, não importa quais sejam. Saiba que bons parceiros sempre apoiarão a outra pessoa em suas ambições e não pedirão que ela se comprometa com seus sonhos. E devem fazer o mesmo.
Em um bom relacionamento, a outra pessoa irá dar apoio para que você mantenha suas amizades e cuide de sua família. Se ela não gostar de seus amigos ou familiares ou quiser que você corte os laços com eles, esta é uma grande bandeira vermelha que você não deve negligenciar! Se você encontrar essa pessoa assumindo o controle de sua vida, é melhor cair fora do relacionamento.
Somos diferentes e, por isso, temos nossos “gosto e não gosto”. Nem sempre o que você gosta de fazer no seu tempo livre é igual ao que a outra pessoa gostaria de fazer. Só porque ela não gosta de algo, não significa que você tem que parar de fazer isso. Vocês dois têm o direito de aproveitar um tempo sozinhos. Deve haver liberdade para cada um perseguir seus interesses. Se ambos respeitarem os interesses um do outro, provavelmente terão um relacionamento mais forte.
Demasiada dependência dos outros às vezes pode fazer você se sentir impotente e indigno. Se a outra pessoa sente que deve estar sempre ao seu lado, isso também pode restringir seu relacionamento. Certifique-se de desfrutar de sua independência, especialmente quando se trata de dinheiro. Ser financeiramente independente, especialmente se for uma mulher casada, é muito importante. Você não precisa comprometer sua independência para salvar seu relacionamento. Aqui, independência também pode significar ter um 'espaço para mim'. Pode fazer uma grande diferença.
O breve tempo passado longe de parceiros e família restaura pensamentos, fornece energia e otimismo suficientes, além de preparar vocês para ajudarem um ao outro quando for preciso. Categoricamente, não deve haver qualquer ajuste sobre independência em uma parceria.
É muito importante que cada indivíduo possa manter sua identidade. Você pode até fazer a pessoa mudar ou se comprometer em mudar, mas isso não vai deixá-la feliz. E sem a felicidade dela, é improvável que você também seja feliz. Porém, pequenos ajustes que não alteram a individualidade podem ser feitos.
Fonte: Health Shots
Veja também: