Redação Publicado em 02/10/2021, às 08h00 - Atualizado às 09h00
A calistenia é um método de treinamento que promove definição muscular sem necessitar de acessórios, como halteres, anilhas e aparelhos. Apenas com o peso corporal é possível exercitar e desenvolver diferentes grupos musculares, como pernas, braços, peitoral, costas e região do core. A prática pode ser feita em qualquer lugar: em casa, no parque ou na praia, por exemplo.
Assim como em outras atividades, como a musculação, a calistenia deve ser praticada entre três e quatro vezes na semana para que seus benefícios sejam sentidos. Buscar orientação profissional, porém, é essencial, pois realizar movimentos incompletos ou com a postura errada pode causar lesões.
Quem quer começar a praticar deve focar nos exercícios mais simples, feitos sempre com atenção à postura e ao movimento corretos.
A prática da calistenia pode trazer diversos benefícios para o corpo, já que os exercícios são completos, capazes de recrutar diferentes músculos ao mesmo tempo. Além do maior gasto calórico, isso proporciona:
A seguir, separamos quatro exercícios de calistenia que trabalham, principalmente, a região do peitoral e dos tríceps. Mas lembre-se: orientação profissional é essencial.
A flexão de braços é um dos exercícios mais comuns para trabalhar toda a região peitoral e também os tríceps. Se achar o movimento difícil, pode apoiar os joelhos no chão.
Você pode apoiar os pés em um banco fixo ou qualquer objeto elevado, ficando com o corpo inclinado em relação ao chão. Esse movimento trabalha, sobretudo, a área superior do peitoral e também o tríceps.
Esse exercício exige duas barras elevadas e paralelas para ser executado ou então objetos similares que cumpram a mesma função, como dois bancos bemfixos. Ativa tanto peitoral quanto tríceps.
Este movimento ativa os tríceps de forma concentrada e pode ser feito em qualquer banco fixo ou objeto similar que permita a amplitude total do exercício.