Redação Publicado em 02/07/2022, às 08h00
A região peitoral é uma das preferidas entre as pessoas que treinam musculação com fins estéticos. Ela engloba uma área bastante visível e com músculos importantes que, além da estética, quando bem treinados, favorecem uma boa postura e o desempenho em outras atividades.
Dentre os principais músculos da área estão o músculo peitoral maior, o peitoral menor, o subclávio, os músculos intercostais externos e os intercostais internos. E existem diferentes maneiras de ativar esses músculos durante o treino.
Os músculos da região peitoral, assim como outros músculos do corpo, podem ser treinados de uma a duas vezes por semana para obter bons resultados. Isso, claro, sempre com a orientação de um profissional da educação física.
Além de ajudar a pessoa a ficar mais forte, a musculação tem uma série de outros benefícios. “Para começar, o metabolismo de quem faz musculação acelera. Inclusive, quando você está em repouso, queima mais energia do que quem não faz musculação”, fala Jairo Bouer.
Outra vantagem é que pegar peso ajuda a prevenir a perda óssea, que acontece com o passar da idade. Isso reduz o risco de osteoporose e o risco de fraturas. “Além disso, o seu sono e o seu raciocínio também podem melhorar, além de diminuir o estresse”, finaliza Jairo.
No entanto, o médico ressalta que é importante combinar musculação com exercícios de alongamento e aeróbicos e, claro, contar com a ajuda de um profissional para te ajudar a fazê-los.
A seguir, conheça quatro ótimos exercícios para desenvolver a região peitoral na academia. Mas lembre-se de consultar um instrutor capacitado, ok?
Seja reto, inclinado ou declinado, com halteres ou barra, o supino é o principal exercício para os músculos peitorais. Por ser completo, trabalha todos os músculos da região.
Este é um excelente exercício para a região peitoral. Seus movimentos de adução e de abdução (abrir e fechar) trabalham com ênfase o peitoral maior.
Este exercício tem grande ativação dos tríceps. Porém, quanto mais aberta a pegada na hora da execução, mais os músculos peitorais são ativados.
Quem nunca fez flexões?! Elas são excelentes para trabalhar toda a região peitoral e podem ser executadas de diferentes formas, inclusive com apoio das pernas para facilitar o movimento.
Lembre-se que estes são apenas exemplos de exercícios para treinar a região peitoral e não dispensam a consulta a um profissional da educação física.