Correr em relevos que vão além do asfalto favorece o ganho de desempenho e a evolução no esporte
Redação Publicado em 29/01/2022, às 07h00
Dizem que a corrida é um dos esportes mais democráticos que existe pois, para praticá-la, basta um par de tênis e força de vontade. Outro fator que faz da corrida um esporte acessível é a possibilidade de praticá-la em qualquer lugar.
Nesse sentido, além do asfalto, existem outros pisos para correr e que permitem treinos diferentes. Ao correr em um relevo diferente você consegue recrutar outras fibras musculares e variar melhor os treinos, tendo a possibilidade de evoluir sua prática.
Além disso, a variação de espaço traz benefícios para o psicológico: se treinar sempre no mesmo lugar pode soar como massante, a mudança dos lugares torna o exercício mais prazeroso.
Alguns exemplos de terrenos bons para a corrida que vão além do asfalto incluem:
Vale lembrar, porém, que se você vem de um período de sedentarismo, o ideal é realizar exames médicos antes de começar e apostar, sobretudo, na caminhada. Contar com a orientação de um profissional da educação física, preferencialmente com especialização em treino de corrida, também é importante.
A seguir, separamos quatro pisos diferentes do asfalto em que é possível realizar treinos de corrida e como treinar nestes locais. Confira!
É um ótimo piso para realizar treinos de força, pois exige mais da musculatura, e de tiros (HIIT). É um dos pisos mais difíceis de se correr, portanto, vá com calma! Os treinos nesse terreno devem ser mais curtos e são ótimos para o ganho de resistência e explosão.
Oferece baixo impacto para a musculatura, mas exige resistência muscular. É um bom piso para fazer treinos de rodagem em um ritmo leve ou moderado, favorecendo o ganho de endurance. Se estiver na praia, também pode ser um ótimo piso para um trote confortável.
Oferece baixo impacto e é um dos pisos mais agradáveis de se correr. Se você estiver de férias no campo, aproveite este piso para relaxar a musculatura com treinos leves. Tome cuidado, apenas, com possíveis buracos e irregularidades escondidos no relevo, pois podem causar torções.
As trilhas oferecem algumas variedades de pisos, como terra batida, poças de água e pedregulhos. Se você nunca fez uma trilha, vale se aventurar por uma apostando em uma caminhada. Os tênis para esse tipo de terreno também costumam ser diferentes, mais resistentes à abrasão e com melhor aderência.
Calistenia: 7 exercícios para manter o corpo ativo nas férias
5 dicas para escolher um tênis de corrida
Calistenia para as pernas: conheça 4 exercícios para fazer em casa
Corrida: quais os cuidados necessários para quem pratica?