Redação Publicado em 19/11/2021, às 11h00
Quer saber que tipo de chá de ervas é melhor para você? De camomila a gengibre, aqui está uma lista dos chás de ervas mais saudáveis, de acordo com nutricionistas. O chá é uma das bebidas mais populares do mundo e é praticamente um remédio em uma caneca. Muito já foi escrito sobre os benefícios do chá verde e do matcha para a saúde. Mas os chás de ervas também são ótimos para hidratação e oferecem nutrientes protetores.
Tecnicamente, o chá de ervas não é chá – o que significa que não é derivado da mesma planta Camellia sinensis que produz variedades verdes, brancas, pretas e oolong. Em vez disso, os chás de ervas são infusões de várias plantas não chá, que podem incluir flores, ervas, especiarias e outras raízes. Como a maioria dessas plantas não contém cafeína, o chá de ervas é uma opção saborosa e nutritiva que não vai mantê-lo acordado à noite ou provocar um zumbido indesejado.
Além de poderem ser saboreados, chás de ervas quentes ou gelados também podem ser usados na culinária. Experimente o chá de ervas como base para um coquetel, junto com gengibre fresco e hortelã. Você também pode usar chá de ervas em smoothies durante a noite, caldo de sopa e marinadas, ou para cozinhar vegetais e grãos inteiros no vapor. E como são comestíveis, você também pode usar chás de ervas como guarnição em saladas ou doces.
Aqui estão cinco dos tipos favoritos de chá de ervas da maioria das pessoas, incluindo algumas informações sobre seus benefícios.
Na medicina popular, o chá de camomila é usado há muito tempo como uma bebida calmante ou para dormir. Feito principalmente com flores de camomila secas, ajuda as pessoas a adormecer mais rapidamente. Também tem propriedades anti-inflamatórias e demonstrou ajudar a reduzir a gravidade das cólicas menstruais. E tem mais: a camomila também está ligada à regulação do açúcar no sangue e à proteção da densidade óssea.
Também conhecido como chá vermelho, é feito das folhas de um arbusto nativo da África do Sul. Além de ter bastante antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, este chá tem sido associado à proteção da saúde óssea, melhoria da saúde digestiva e prevenção da obesidade. Rooibos também fornece pequenas quantidades de minerais, incluindo ferro, cálcio, potássio, cobre, manganês, zinco e magnésio.
Embora a hortelã-pimenta fresca seja uma adição fantástica ao chá, ela também pode ser usada para fazer a bebida. Muitas pesquisas têm sido feitas com os extratos de hortelã, mas o chá pode oferecer benefícios semelhantes. Isso inclui maior potência e tempo de exercícios para atletas, bem como função respiratória aprimorada. Os cientistas acreditam que esses efeitos podem ser atribuídos a um relaxamento dos músculos brônquicos, um aumento nos níveis de oxigênio do cérebro e uma diminuição nos compostos sanguíneos associados à fadiga.
Esses mesmos efeitos relaxantes musculares permitem que a hortelã-pimenta ajude a aliviar a indigestão. Alguns estudos mostram que ele pode ser usado por pessoas com a SII (síndrome do intestino irritável), pois reduz os espasmos intestinais, além de ajudar o fígado a desintoxicar o corpo. Bônus: o simples cheiro de menta também reduz a fadiga, diminui a ansiedade, aumenta o estado de alerta e melhora a memória.
O gengibre há muito é apontado como remédio para náuseas, enjoos matinais e enjoos por movimento. Beber chá de gengibre pode oferecer benefícios semelhantes, bem como outras vantagens potenciais: é um potente combatente da inflamação, que ajuda a diminuir a dor muscular após exercícios intensos e reduz a dor em pessoas com osteoartrite. O gengibre também ajuda a aliviar as cólicas menstruais e a manter a imunidade, além de proteger contra o câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Feito de partes da planta do hibisco, este chá tem um sabor azedo que é um pouco semelhante ao do cranberry (ou oxicoco). Também é uma fonte rica em antioxidantes e mostrou aumentar os níveis de HDL “bons” e reduzir o colesterol LDL e triglicerídeos “ruins” em pessoas com diabetes. Ajuda a proteger o fígado e a promover a perda de peso. Em um estudo recente, adultos com excesso de peso que receberam extrato de hibisco experimentaram reduções no peso e na gordura corporal, no índice de massa corporal e na proporção quadril/cintura em comparação a um placebo. O hibisco também ajuda a imunidade por ser uma potência antibacteriana.
Fonte: Health
Veja também: