Nem sempre problemas sexuais estão ligados a questões físicas: o cérebro também tem um papel importante
Redação Publicado em 03/10/2021, às 15h00
Você já ouviu falar por aí que “o cérebro é o órgão sexual mais importante do corpo”? Pois é, ter níveis hormonais adequados, capacidade de se excitar e órgãos sexuais funcionando perfeitamente não é garantia de um bom sexo.
Fatores relacionados ao cérebro podem ser obstáculo pelo caminho na vida sexual. Conheça alguns deles:
A tensão e a distância emocional podem minar a vida sexual de um casal. Conflitos que não têm nenhuma ligação com o sexo, como finanças ou questões da criação dos filhos, podem estar na raiz de um problema sexual. O contrário também pode acontecer, ou seja, uma questão sexual dificultar a capacidade de um casal se dar bem.
Uma pessoa pode ficar tão preocupada com o seu desempenho sexual que o sexo não é mais agradável ou até difícil de ser praticado. A ansiedade de desempenho pode ser mais comum para homens e mulheres à medida que envelhecem.
Há muitas coisas que podem fazer uma pessoa se sentir menos sexy. Seja um parto, uma alimentação inadequada, ganho de peso, queda de cabelo ou qualquer outro aspecto relacionado à aparência, podem deixar um sentimento de ser menos "desejável".
Confira:
Tais sentimentos são capazes de atrapalhar a sensação de proximidade com a parceria, inibindo alguém de iniciar ou responder a estímulos sexuais.
A sexualidade é algo natural e que te acompanha desde o nascimento. Porém, família, amigos, cultura, religião, mídia e outros fatores podem moldar as suas atitudes em relação ao sexo. Para algumas pessoas, isso pode ser algo positivo ou não atrapalhar em nada. Para outroa, complica as relações sexuais.
Estresse e fadiga (cansaço) são capazes de diminuir rapidamente o desejo sexual. Os níveis de estresse podem ser provocados por diversas questões, como: criação dos filhos, preocupações financeiras, pais idosos e problemas de saúde ou no trabalho, por exemplo.
Uma sobrecarga de demandas é capaz de impedir que uma pessoa e sua parceria alimentam muitos aspectos do relacionamento, incluindo a parte sexual.
Fonte: Harvard Health Publishing
Veja também:
Dia do Sexo: 3 curiosidades sobre a camisinha
Veja 7 dicas para alcançar um sexo melhor dos 50 em diante
Por que algumas pessoas gostam de sentir dor durante o sexo?
Confira 14 motivos para você não parar de fazer sexo