5 dicas alimentares simples para reduzir a retenção de líquido

A sensação de inchaço afeta muitas pessoas e pode ser desencadeada por diversos fatores

Redação Publicado em 28/04/2022, às 14h00

Entre as principais causas da retenção de líquido estão mudanças hormonais e falta de exercício físico - iStock

O nosso corpo é feito, principalmente, de água. Ela está no sangue, nos músculos, nos órgãos e, até mesmo, nos ossos. Entretanto, às vezes, a pessoa desenvolve um acúmulo de fluidos no sistema circulatório ou dentro de tecidos e cavidades, resultando no inchaço de mãos, pés, tornozelos e pernas. 

Essa situação é popularmente conhecida como “retenção de líquido” e pode ser desencadeada pelos mais diversos fatores como:

Como reduzir a retenção de líquido?

Segundo um artigo da Healthline, embora a retenção de líquido possa ser um sinal de várias condições mais complexas e que necessitam de tratamento médico, existem algumas dicas simples que podem ajudar uma pessoa a reduzir o inchaço causado pelo acúmulo de fluidos. Veja só:

1. Coma menos sal 

O sal é composto por sódio, este elemento se liga à água do corpo e ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos dentro e fora das células. Se a pessoa costuma comer alimentos ricos em sal, como os industrializados, o corpo pode reter mais água. A recomendação é, portanto, reduzir o consumo de sódio para também diminuir a retenção de líquido. 

2. Beba mais água 

Mesmo que possa soar um pouco contraditório, aumentar o consumo de água pode ajudar a reduzir a retenção de líquido. Isso acontece porque ter uma hidratação adequada colabora para que os rins trabalhem da melhor forma possível e eliminem as toxinas do organismo.

Confira:

3. Aumente a ingestão de magnésio 

O magnésio é um mineral importante e que está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas responsáveis por manter o corpo funcionando corretamente. Além disso, aumentar o consumo desse nutriente também pode auxiliar na diminuição da retenção de líquido. Boas fontes de magnésio incluem nozes, grãos integrais, chocolate amargo e vegetais verdes escuros. 

4. Mais vitamina B6 

A vitamina B6 desempenha um papel central na formação dos glóbulos vermelhos, no metabolismo de proteínas, na função cerebral, na saúde imunológica e na regulação dos fluidos, contribuindo para a redução do inchaço. Entre os alimentos que podem fornecer este nutriente estão a banana, a batata, o grão-de-bico, as nozes e o atum. 

5. Limite o consumo de carboidratos refinados 

Fontes de carboidratos refinados, como pão branco, macarrão e biscoitos, são tipicamente ricas em carboidratos ou açúcar adicionado e pobres em fibras, o que pode levar a picos rápidos nos níveis de açúcar e de insulina no sangue.

Esses índices elevados provocam mais retenção de sódio, aumentando a reabsorção deste mineral pelos rins que, por sua vez, eleva o volume e acúmulo de líquidos no corpo.

Além disso, o fígado e os músculos armazenam carboidratos como glicogênio, uma forma de açúcar que está ligada à água. Como cada grama de glicogênio é estocada com pelo menos três gramas de água, seguir uma dieta rica em carboidratos pode causar aumento da retenção de fluidos.

Assim, a melhor opção é seguir uma alimentação balanceada e optar pela ingestão de grãos integrais ricos em fibras, como quinoa, aveia, arroz integral ou pão de trigo integral.

Veja também:

saúde alimentação retenção de líquido

Leia também

5 maneiras de ajudar uma criança a ter hábitos alimentares saudáveis


Conheça 3 benefícios do coentro para a saúde


Água de coco: conheça 10 benefícios que ela traz à saúde


11 maneiras fáceis de tornar a alimentação saudável um hábito