Confira quais exercícios para a região que costumam ser os mais usados nas academias de musculação
Redação Publicado em 14/05/2022, às 08h00
Os músculos das costas, quando bem treinados e desenvolvidos, dão um padrão estético ao corpo que é bastante buscado pelas pessoas que treinam musculação. A região envolve músculos importantes para a sustentação, para a estabilização e para a movimentação do corpo e que são ativados em outras práticas esportivas.
A lombar, por exemplo, ocupa boa parte das costas e contribui para a estabilização e para a movimentação da coluna e da pelve. Assim, ter essa região fortalecida não é importante apenas para a estética, mas também para obter uma melhor postura, evitar dores nas costas e, também, melhorar o rendimento em outras atividades.
Jairo Bouer explica que a musculação, além de ajudar a pessoa a ficar mais forte, também tem uma série de outros benefícios. “Para começar, o metabolismo de quem faz musculação acelera. Inclusive, quando você está em repouso, queima mais energia do que quem não faz musculação”, diz ele.
Outra vantagem é que pegar peso ajuda a prevenir a perda óssea, que acontece com o passar da idade. Isso reduz o risco de osteoporose e o risco de fraturas. “O seu sono e seu raciocínio também podem melhorar, além de diminuir o estresse”, finaliza Jairo.
No entanto, o médico ressalta que é importante combinar musculação com exercícios de alongamento e aeróbicos e, claro, contar com a ajuda de um profissional para te ajudar a fazê-los.
A seguir, separamos cinco exercícios que são comumente usados para o desenvolvimento de toda a região das costas nas academias. Mas lembre-se, estes são apenas exemplos de exercícios e não compõem uma série específica e nem dispensam a consulta a um profissional da educação física.
É um dos exercícios mais completos para as costas e ativa diversos músculos da região. Pode ser feito em uma barra fixa ou em um aparelho (pulley) na academia.
Este exercício pode ser feito com uma barra e consiste em ficar em pé, com a coluna levemente curvada, fazendo o movimento de puxada em direção ao peito.
Com duas barras pequenas ou halteres, você pode sentar em um banco com os pés no chão, curvando a coluna à frente e fazendo o movimento de elevação do peso.
Este exercício unilateral pode ser feito com halteres. Fique com uma perna dobrada à frente e a outra atrás e, então, faça o movimento de remada, trazendo o peso em direção ao peito.
Pode ser feito com barras ou halteres e consiste em elevar as escápulas sem dobrar os braços, fazendo o movimento de encolher os músculos do trapézio.
5 exercícios de calistenia para peito e braços; faça em casa!
Calistenia para panturrilhas: 3 exercícios para fazer em casa
5 motivos para começar a praticar calistenia
Como treinar costas em casa? Conheça 4 exercícios de calistenia