Redação Publicado em 30/05/2022, às 14h30
As unhas podem desempenhar uma função para além da estética, sinalizando a presença de diversas questões de saúde. A mudança de cor, da textura ou da forma pode ser inofensiva, mas também um sinal de doença. A seguir, conheça cinco mudanças nas unhas que, de acordo com a American Academy of Dermatology (AAD),merecem cuidado e atenção:
O envelhecimento, usar esmalte vermelho sem base ou ter contato com fumaça de cigarro podem deixar as unhas amarelas. Nem sempre essa coloração indica algum problema de saúde, mas é uma possibilidade.
Se suas unhas ficarem amareladas, espessas e parecerem parar de crescer, pode ser um sinal de que algo está acontecendo dentro do seu corpo. Doença pulmonar e artrite reumatoide podem provocar essa tonalidade nas unhas, por exemplo. Assim, é importante buscar a avaliação de um dermatologista.
Se a pessoa apresenta uma unha com diversos “furos”, isso pode ser sinal de que ela tem uma doença que afeta todo o corpo, como psoríase, dermatite atópica e alopecia areata.
Em casos como esse, consultar um dermatologista é fundamental, porque esse é o profissional capacitado para tratar tanto as unhas como as doenças causadoras desse aspecto.
Se uma unha da mão ou do pé manifesta uma linha escura que vai da base até o topo, diversas causas podem estar relacionadas à sua aparição. Essa característica pode surgir devido ao uso de medicamentos específicos ou a alguma lesão no dedo (bater ou prender, por exemplo).
Entretanto, se essas linhas se desenvolverem ao longo do tempo, elas podem indicar uma alteração na produção de melatonina (pigmento que dá cor à pele), o que poderia ser um dos primeiros sinais do melanoma, um tipo de câncer de pele.
Vale lembrar que nem toda linha escura na unha é câncer, mas é sempre bom consultar um dermatologista para uma avaliação. Quanto mais cedo o diagnóstico e o início do tratamento, maiores são as chances de cura.
Confira:
As unhas descoladas – também chamadas de onicólise – são caracterizadas pelo descolamento da unha (placa ungueal) da ponta dos dedos (leito ungueal). Quando isso acontece, a unha tem um alteração da cor e tende a ficar mais esbranquiçada.
Entre as principais causas das unhas descoladas estão: infecção por fungo, psoríase, lesão de manicure agressiva ou lesão por limpeza das unhas com um objeto afiado. Um dermatologista deve examinar a unha para determinar qual o melhor tratamento.
Ter unhas esverdeadas, com aspecto verde-azulado ou verde escuro, é sinal da presença de uma infecção provocada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa. Esta condição pode surgir nas unhas das mãos e dos pés, bem como causar incômodo e dor. O ideal é procurar um dermatologista para iniciar o tratamento com antibiótico contra a bactéria.
Veja também: