Conheça algumas dicas fáceis e práticas para aliviar o estresse da produtividade
Redação Publicado em 15/03/2022, às 15h30
Todos nós temos momentos em que estamos sobrecarregados com a nossa lista de tarefas. Quando nos sentimos assim, pode ser difícil pensar e agir estrategicamente para encontrar soluções e dar o “check” em determinado item.
Mas por que isso acontece? Quando estamos muito atarefados, tendemos a ter uma resposta de luta, de fuga ou de congelamento. Ou seja, pode resultar em procrastinação e, às vezes, no adiamento de uma tarefa importante.
Em um artigo para o Psychology Today, a psicóloga Alice Boyes compartilhou algumas dicas simples que prometem ajudar a lidar melhor com o sentimento da sobrecarga:
Olhe para a sua lista atual de tarefas e se pergunte se você poderia reutilizar ou adaptar um trabalho já feito antes. Assim, é necessário muito menos tomada de decisão e de energia criativa.
Isso parece muito simples, mas nem sempre pensamos em soluções fáceis quando estamos nos sentindo sobrecarregados.
Muitas vezes achamos que precisamos de mais informações ou mais tempo para pensar sobre as decisões. Por exemplo, cancelar ou não aquela assinatura que você não tem usado? Essas escolhas, apesar de parecerem simples, causam o esgotamento e um pensamento angustiante.
Tente tomar a decisão, especialmente se for algo reversível. No caso da assinatura, você pode reativá-la a qualquer momento. Mas qual a chave para ser capaz de fazer isso? Reconheça quando certas variáveis são relativamente sem importância.
Se você sabe que precisa ou quer fazer algo, por exemplo, então decidir quando você quer ir (esta semana ou na próxima) pode ser relativamente sem importância. Decida uma variável que tem atrapalhado você. Tomar decisões mais rápidas ajudará a cumprir sua lista de tarefas.
Uma nova tarefa é aquela que você nunca fez antes ou, pelo menos, não faz regularmente. Estar nessa situação pode criar uma fadiga de decisão caso não saiba como vai realizá-la.
Confira:
O que fazer? Você pode criar um sistema genérico. Por exemplo, considerar três maneiras distintas de abordar a tarefa antes de seguir uma rota específica. Pensar assim pode ajudar a ver qual opção é mais fácil.
Para tarefas de maior risco, vale também tentar identificar as principais coisas que podem dar errado (até três) e planejar uma estratégia de como lidar com cada uma delas.
Reconheça que, às vezes, o trabalho que você faz rapidamente pode acabar tendo um bom resultado. Gastar muito tempo em uma tarefa nem sempre melhora, especialmente se você já pensou demais.
A pressão de um prazo pode nos ajudar a “trabalhar” da melhor forma que conseguimos e forçar-se a ser mais ágil pode resultar em criatividade.
Quando nos sentimos apoiados, nos sentimos também menos sobrecarregados. Nossas conexões podem ser ótimas fontes de apoio, às vezes de maneiras surpreendentes. Não pense demais ou se deixe levar pelo arrependimento.
Envie uma mensagem de texto ou e-mail para um colega de trabalho ou contato com quem você esteve mais próximo no passado, por exemplo. Todos nós precisamos de suporte e a melhor maneira de obtê-lo, geralmente, é oferecê-lo primeiro.
Veja também:
Por que nos sentimos confiantes (ou não) na hora de tomar decisões?
3 estratégias simples para aliviar o estresse
Como a fadiga influencia na motivação para exercer tarefas?
Poder de decisão pode influenciar na qualidade do relacionamento