Pressão alta, diabetes ou pré-diabetes, colesterol alto e excesso de gordura corporal, principalmente na região da cintura, são um conjunto de sintomas que caracteriza a chamada síndrome metabólica, uma ameaça comum à saúde cardiovascular.
Segundo os Institutos Nacionais de Saúde, nos EUA, cerca de 1 em cada 3 adultos tem a condição, naquele país. Apesar de a genética ser importante, mudanças no estilo de vida podem reverter a situação.
Gerenciar a síndrome metabólica inclui fazer exercícios, dormir bem, manter um peso saudável e prestar mais atenção aos nutrientes que você consome. Veja, abaixo, seis vegetais que você deve adicionar à sua dieta, por serem ricos em fibras e outros compostos saudáveis:
O brócolis pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, como mostra um estudo de 2021 no periódico Frontiers in Nutrition. Este vegetal é pobre em calorias e contém nutrientes que beneficiam sua saúde metabólica. O sulforafano, uma substância conhecida por suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, é um deles.
Os corações de alcachofra são uma boa fonte de manganês, um mineral que desempenha um papel importante no metabolismo da glicose e carboidratos. Além disso, são uma boa fonte de potássio, o que ajuda a manter uma pressão arterial saudável. Cozinhar alcachofras é fácil - você pode prepará-las no vapor, grelhadas e até mesmo cozidas no micro-ondas.
O espinafre cozido contém impressionantes benefícios para a saúde. Em uma porção de 1 xícara, você pode adquirir 19% de sua necessidade diária de cálcio, 33% de ferro e 17% de potássio. Esse vegetal cru deve ser guardado na geladeira e consumido logo, para não ficar viscoso, ou você também pode aproveitar seus benefícios usando a versão congelada.
De acordo com um estudo de 2022 publicado no periódico Antioxidants, a síndrome metabólica está associada ao estresse oxidativo, que aumenta o risco de outras doenças crônicas. A vitamina C, um antioxidante conhecido presente no repolho, ajuda a proteger o corpo dos efeitos prejudiciais desse estresse oxidativo. Este alimento também é rico em teor de fibras, o que auxilia no controle do açúcar no sangue e na saciedade.
As pimentas têm capsaicina, substância que está associada a muitos benefícios, desde ajudar a aumentar o HDL (conhecido como "colesterol bom") e reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes e pressão alta. Esse alimento ainda pode turbinar o seu metabolismo.
A couve também é rica em vitamina C, ajudando a combater o estresse oxidativo. Este vegetal é uma ótima fonte de fibras, ajudando a evitar picos de açúcar no sangue, uma consequência comum da síndrome metabólica. Ainda é rica em fibras e vitamina K, que tem propriedades anti-inflamatórias interessantes para quem sofre de síndrome metabólica. Alguns estudos também associam essa vitamina à sensibilidade à insulina.
Fonte: Eating Well
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin