6 cuidados simples para prevenir o envelhecimento precoce da pele

O envelhecimento da pele é natural, mas é possível prevenir que isso aconteça cedo demais

Redação Publicado em 29/09/2021, às 17h00

Entre os principais cuidados para evitar o envelhecimento precoce da pele estão a proteção solar e a hidratação - iStock

À medida que as pessoas envelhecem, é natural experimentarem uma pele mais fina, seca, um aumento das linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento. No entanto, o ambiente e o estilo de vida podem fazer com que esse processo ocorra de forma prematura. 

Apesar de não existir uma fórmula mágica para evitar que a pele envelheça, é possível prevenir que isso aconteça cedo demais com alguns cuidados simples

1- Proteja a pele do sol 

A exposição solar desempenha um papel importante no processo de envelhecimento precoce da pele. Assim, é essencial protegê-la do sol durante todo o ano, buscando sombras, usando roupas protetoras, o que inclui peças com fator de proteção ultravioleta (FPS), chapéu de abas largas e óculos com proteção UV, além de aplicar protetor solar resistente à água com, pelo menos, FPS 30. 

2. Use hidratante facial diariamente 

O hidratante tem a função de reter a água na pele, dando-lhe uma aparência mais jovem. Para economizar tempo na rotina de cuidados, uma boa opção é utilizar um hidratante que contenha protetor solar. Mas lembre-se que este último precisa ser reaplicado a cada duas horas quando estiver ao ar livre. 

3. Seja gentil com a sua pele 

Limite a lavagem facial a duas vezes por dia e depois da transpiração, além de dar preferência a produtos de cuidados com a pele rotulados "hipoalergênicos", "livres de fragrâncias" ou "não comedogênicos". Por fim, evite esfregar a pele ou utilizar produtos que a façam arder para impedir uma irritação.

Conheça, aqui, algumas dicas de como manter a pele hidratada

Confira:

4. Evite movimentos faciais repetitivos 

Franzir a testa ou segurar um canudo ou cigarro na boca com frequência pode causar rugas ao longo do tempo. Você pode fazer mudanças no estilo de vida, ou seja, parar de fumar, ou usar óculos de sol ao sair ao ar livre para impedir que a claridade force você a franzir a testa. 

5. Fique longe do bronzeamento artificial 

Assim como o sol, as técnicas de bronzeamento artificial também emitem radiação ultravioleta (UV), que prejudica a pele e pode levar a diversos problemas, como câncer de pele, rugas, manchas ou mesmo acelerar o envelhecimento precoce.   

6. Mantenha um estilo de vida saudável 

Como vários outros aspectos da vida, seguir uma alimentação saudável e equilibrada, com muitas frutas e vegetais frescos, pode ajudar a evitar danos que resultem no envelhecimento precoce da pele. Além disso, exercitar-se diariamente pode melhorar a circulação do sangue e impulsionar o sistema imunológico, dando uma aparência mais jovial à pele. 

Se há preocupação com o envelhecimento precoce da pele, o ideal é procurar ajuda dermatológica para uma avaliação. Existem diversos tratamentos disponíveis, inclusive procedimentos não invasivos, capazes de ajudar a suavizar sinais desse processo, como as linhas de expressão. 

Fonte: American Academy of Dermatology (AAD)

Veja também:

envelhecimento pele cuidados com a pele

Leia também

Dermatite atópica: confira os principais sintomas e cuidados


6 dicas simples de cuidado com a rosácea


7 hábitos que podem piorar a acne


Volta às aulas: quais são as doenças de pele mais comuns em crianças?