6 dicas para driblar o apetite que aumenta no frio

Nutróloga dá algumas recomendações para ter mais saciedade e autocontrole

Redação Publicado em 13/08/2024, às 09h00

Bebidas típicas do frio podem ser adaptadas com versões mais saudáveis - iStock

É difícil não sentir mais fome ou vontade de comer alimentos mais calóricos nos dias mais frios. E, infelizmente, a motivação para fazer mais exercícios não acompanha essa mudança de apetite, o que acaba resultando em acréscimos nos ponteiros da balança. 

Para se manter aquecido, nosso corpo deflagra uma preferência por alimentos com maior concentração de calorias, como os ricos em açúcares e gorduras, para suprir o aumento do gasto energético. 

No entanto, especialistas afirmam que o inverno é uma ótima época do ano para quem quer emagrecer, já que as baixas temperaturas potencializam o gasto calórico, acelerando a queima de gordura.

Veja, a seguir, algumas dicas da nutróloga Marcella Garcez, diretora e docente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), para não perder o controle sobre a ingestão de calorias e, ao mesmo tempo, não passar vontade nesta época do ano. 

1. Capriche nas bebidas quentes

Bebidas aquecidas, como cafés, chás, sopas e caldos, são ótimas opções para manter conforto térmico, com menor concentração calórica. E quanto maior o consumo de líquidos, maior a sensação de saciedade você vai ter. Aproveite para preparar receitas com ingredientes que favorecem o metabolismo, como a canela. 

2. Faça adaptações

Na hora de planejar a dieta do inverno, não há necessidade de abandonar todas as delícias típicas dos dias mais frios, como o chocolate quente, por exemplo, que pode ser adaptado para uma versão mais saudável, com o uso de chocolate 70% ou cacau 100%, com leites reduzidos em gordura ou vegetais.

3. Priorize as gorduras "boas"

As gorduras boas para à saúde, como as encontradas nas castanhas, amêndoas, sementes como chia e linhaça, azeite de oliva e abacate, também melhoram a saciedade e costumam vir acompanhadas de nutrientes importantes para a saúde, como fibras e minerais. Só não vale exagerar, pois esses itens concentram calorias.

4. Coloque para assar!

Outra dica diz respeito ao consumo de frutas, que podem ser cozidas ou assadas e consumidas aquecidas, como as bananas, maçãs e peras, que podem ser acrescidas de especiaria, como canela e cravo, que além de agregar sabor, ajudam a aumentar a termogênese.

5. Em vez de açúcar, fruta seca

Para matar a vontade de consumir doces, as frutas secas também são muito bem-vindas na estação, e podem ser aproveitadas em receitas. Mas é bom lembrar que, como as castanhas, as frutas desidratadas podem concentrar calorias e devem ser consumidas com parcimônia.

6. Evite longos períodos de jejum

Para ajudar a reduzir a vontade de comer doces nos dias frios, uma dieta fracionada e equilibrada em nutrientes deve ser adotada, pois longos períodos de jejum podem aumentar o risco de compulsão por alimentos mais calóricos.

 

alimentação compulsão apetite doce frio

Leia também

Treinar no frio queima mais calorias? Veja o que a ciência diz!


11 benefícios da banana para a sua saúde


Gorduras para quem treina: 11 boas opções e por que comê-las!


8 maneiras naturais de adormecer mais rápido à noite