6 maneiras de deixar o coração saudável, segundo especialistas

Além de alimentar-se bem, veja o que pode ajudar a manter a saúde do coração

Redação Publicado em 28/12/2021, às 12h00 - Atualizado em 31/12/2021, às 12h00

O estilo de vida saudável é muito importante para evitar doenças cardiovasculares - iStock

Cuidar da saúde do coração é importante e, embora alguns fatores, como a genética, possam aumentar as chances de doenças cardíacas, ainda é possível tomar atitudes para manter-se mais saudável. 

O estilo de vida é muito importante para a saúde do coração", disse Holly S. Andersen, médica, cardiologista assistente e professora associada de medicina clínica no Hospital Presbiteriano de Nova York à Health. "É mais importante do que a genética - cerca de 80% das doenças cardíacas são evitáveis."

Jennifer Haythe, co-diretora do Centro de Mulheres para Saúde Cardiovascular da Universidade de Columbia Irving Medical Center e cardiologista da New York-Presbyterian / Columbia, concorda.

Muitas doenças cardíacas podem ser prevenidas", disse ela à Health. "Se as pessoas cuidarem do coração aos 20, 30 e 40 anos, não precisarão ver um cardiologista durante a maior parte da vida."

Então, o que exatamente você pode fazer para melhorar a saúde do coração? Aqui está o que os médicos sugerem que você adicione à sua rotina.

1. Pratique exercícios na maioria dos dias da semana

A American Heart Association (AHA) recomenda fazer pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana. Mas se você não tem tanto tempo assim, a AHA também diz que 75 minutos por semana de "atividade aeróbica vigorosa" ou uma combinação de exercícios moderados e intensos também funciona.

Confira:

Lembre-se de que a AHA recomenda distribuir seus exercícios ao longo da semana em vez de tentar resumi-los em um ou dois dias. "A atividade física é a fonte da juventude", diz Andersen. "Isso torna o seu sistema cardiovascular mais eficiente." Se treinar todos os dias é difícil, Andersen recomenda fazer algo "para aumentar sua frequência cardíaca" todos os dias, como caminhar, por exemplo.

2. Consulte seu médico regularmente

Os exames médicos anuais existem por um motivo. Seu médico pode verificar se há sintomas de doenças cardíacas e também controlar a sua pressão arterial.

3. Coma muitos vegetais, frutas e grãos inteiros

Tenha laticínios sem gordura ou com baixo teor de gordura, peixes, aves, feijão, nozes e azeite em sua dieta. Além disso, limite os alimentos com alto teor de gordura saturada, como carnes gordurosas, laticínios integrais e óleos tropicais, como coco e palma. 

4. Limite bebidas adoçadas com açúcar e doces

De acordo com um estudo de 2014 publicado no Jama Internal Medicine, as pessoas que consumiram 17% a 21% de suas calorias de açúcar adicionado tiveram um risco 38% maior de morrer de doenças cardiovasculares em comparação com aqueles que consumiram apenas 8% de suas calorias de açúcar adicionado. Se você comer 1.600 calorias por dia (as necessidades típicas de uma mulher adulta), 8% equivalem a 128 calorias de açúcar adicionado diariamente. Uma lata de refrigerante de 350 ml contém cerca de 150 calorias.

5. Tente diminuir o estresse

O estresse em si pode ser ruim para o coração, mas também pode levar a situações de inatividade e de gula, o que pode causar pressão alta e colesterol alto, aumentando o risco de doenças cardíacas.

6. Não fume

A essa altura, a maioria das pessoas já sabe que fumar está relacionado a todos os tipos de problemas graves de saúde, mas nunca é demais repetir isso. O tabagismo aumenta a pressão arterial e aumenta o risco de ter um ataque cardíaco e derrame.

Via: Health e Jama Internal Medicine

Assista também:

saúde coração doença cardíaca

Leia também

Autocompaixão diminui risco de doenças cardiovasculares em mulheres


Pressão alta? Cardiologista lista 3 coisas que podem salvar sua vida


Deficiência de vitamina D aumenta risco de doenças cardiovasculares


Mitos e verdades sobre o marcapasso cardíaco