Além dos sinais, veja também dicas do que fazer para tornar esse tempo mais prazeroso
Redação Publicado em 05/08/2021, às 12h00
Com o isolamento social causado pela pandemia, muita gente teve que passar um tempo sozinha e, enquanto alguns adoraram essa nova rotina, teve quem sentiu falta das festas e aglomerações antes habituais. Contudo, o fato é que, de vez em quando, pode ser muito bom passar um tempo sem ninguém ao redor.
Inclusive, um estudo divulgado no The Gerontologist, em 2019, mostrou que pessoas que relataram passar aproximadamente 11% de seu tempo sozinhas experimentaram menos sentimentos negativos nas experiências sociais exigentes subsequentes.
Existem alguns sinais que podem indicar essa necessidade, como:
Apesar de ser necessário, muitas pessoas não sabem aproveitar a própria companhia, fazendo com que algo que poderia ser prazeroso acabe se tornando chato e entediante.
Confira:
Por isso, é importante encontrar maneiras de fazer isso que sejam benéficas para o seu bem-estar mental. Estar sozinho é mais benéfico quando é voluntário. Também é importante que a pessoa sinta que pode retornar ao seu mundo social sempre que quiser.
Confira algumas dicas de como aproveitar o tempo:
Vale lembrar ainda que não existe uma quantidade correta de tempo solo que funcione para todos. Pense em coisas que você gostaria de fazer sozinho e, em seguida, comece a praticá-las.
Assista também:
Ter um propósito de vida alivia a solidão no isolamento, diz pesquisa
"Alfabetização digital" ajuda a combater solidão em idosos
Moro sozinho e não aguento mais ficar isolado; o que fazer?
Homens solitários têm maior risco de desenvolver câncer, diz estudo