7 dicas de como ensinar as pessoas a tratar você com respeito

Saber o que é aceitável ou não para você é o primeiro passo para isso

Redação Publicado em 21/09/2022, às 14h00

Ensinar as pessoas como tratá-lo é um processo que envolve apresentá-las ao que é aceitável e inaceitável - iStock

Como ensinar os outros a tratá-lo com mais respeito? Estabelecendo limites claros, definindo suas expectativas, expressando emoções com empatia e saindo de situações que você considera inaceitáveis. Ensinar as pessoas como quer ser tratado começa com autoconhecimento para que, depois, seja transparente com os outros.

Ensinar aos outros não garante que eles sigam o exemplo. Portanto, também pode ser importante aprender a deixar de lado as coisas que não pode controlar. De qualquer forma, é preciso deixar claro o que é aceitável e inaceitável. E saber comunicar o que precisamos e queremos de forma eficiente aos outros, como explica Michael Morgan, terapeuta de casamento e família em Utah, Estados Unidos, à Psych Central.

 

Aqui estão dicas específicas para ensinar aos outros como tratá-lo:

1. Comece por você mesmo

“Para ensinar as pessoas como tratá-lo, você não começa com elas, começa com você mesmo”, diz Josephine Wiseheart, psicoterapeuta em Miami à Psych Central. No final do dia, você precisa ser claro sobre o que precisa e deseja dos outros, para que possa ser consistente com seus pedidos. Além disso, o respeito próprio ajuda você a reconhecer como merece ser tratado por outras pessoas. “A maneira como você acredita e se trata define o padrão para os outros sobre como exige ser tratado”, diz Morgan. “As pessoas aprendem a tratá-lo com base no que você aceita delas.”

Ensinar aos outros como tratá-lo começa com autoconsciência, de acordo com Josephine. Ela sugere fazer a si mesmo estas perguntas:
-Como eu me trato?
-O que eu valorizo?
-O que eu quero?
-O que eu acho que mereço?

Josephine diz regularmente a seus clientes para “ser a pedra”. Em outras palavras, “criar até mesmo uma quantidade aparentemente pequena de mudança que se espalhará e criará mais mudanças”.

2. Definir suas 'regras de engajamento'

As pessoas não sabem como você quer ser tratado. “Para que as pessoas em um relacionamento estejam na mesma página, elas precisam ter acesso ao mesmo manual de instruções”, diz Josephine, que chama esse manual de “regras de compromisso”. Ela sugere ter um equivalente a uma reunião de negócios para discutir as “regras” do seu relacionamento. Você pode querer encontrar um momento em que todos estejam de bom humor e dispostos a elaborar este tópico. Fazer isso no meio de uma discussão pode ser contraproducente.

Algumas regras podem ser: sem xingamentos, sem gritar, ouvir ativamente um ao outro, dar à outra pessoa o benefício da dúvida e fazer pausas se uma conversa estiver saindo do controle. Definir suas regras também implica estabelecer limites quando essas regras não são respeitadas.

3. Comunicar-se de forma clara e empática

“Em vez de gritar 'você nunca me ouve', é mais útil expressar 'me sinto sozinho agora e ficaria muito grato se pudesse ter sua atenção por dez minutos'”, diz Morgan. Ou seja, você ensina as pessoas a tratar você quando consegue identificar uma necessidade e depois expressá-la de forma clara e compreensível, acrescentou. Por isso, usar o tratamento do silêncio ou fazer cara feia, por exemplo, não cabe aqui. 

4. Dê o exemplo

“Seja a pessoa que você quer que outras pessoas sejam”, diz Josephine. Ou seja, trate os outros como você quer que eles o tratem, o que é uma reminiscência da regra de ouro e diferente de tratar as pessoas como elas te tratam. “Se você quer que seus filhos sejam gentis com você, seja gentil com eles; se quer que seu namorado seja romântico e afetuoso com você, seja assim com ele”, acrescenta ela.

5. Reforce o que é positivo

Reforço significa simplesmente expressar apreço quando a outra pessoa faz um esforço para mudar seu comportamento, diz Josephine. Por exemplo, você pode dizer: “Agradeço que você tenha me ouvido tão atentamente ontem. Reforce [comportamentos positivos] no momento, cinco minutos depois, dez minutos depois, uma hora depois, um dia depois, dez dias depois”, diz ela. 

6. Escolha um modelo para imitar

“Encontre um modelo de alguém que exija respeito e pareça ter um forte senso de valor”, aconselha Morgan. Essa pessoa pode ser um pai, colega, amigo, professor, treinador, terapeuta, mentor ou até mesmo uma celebridade conhecida, ele sugeriu. “O componente importante de um modelo a seguir é que eles estão emulando as crenças e comportamentos desejados que você gostaria de adotar ou integrar.”

7. Mantenha-se verdadeiro

“Você não ensina as pessoas como tratá-lo em um dia, uma semana ou um mês”, diz Josephine. “Provavelmente leva muitos meses no mínimo para realmente conseguir que alguém o trate da maneira que você quer ser tratado”. Às vezes, as pessoas podem ser muito rígidas e defender sua própria realidade para tentar agir de forma diferente, diz ela. Quando você começa a esclarecer o que vai e o que não vai tolerar, também há uma chance de algumas pessoas não ficarem por perto, acrescenta Josephine. “Nesse ponto, você precisa se perguntar o que é do seu interesse – um relacionamento às suas custas ou abrir espaço para os relacionamentos futuros que você merece?”

Fonte: Psych Central

Veja também:

comportamento saúde mental relacionamento autoestima

Leia também

Pesquisa aponta o impacto do trabalho não remunerado sobre as mulheres


6 sinais de que seu relacionamento pode estar esgotado


4 coisas que você nunca deve fazer em um relacionamento saudável


Minha mãe me xinga; como lidar?