Doutor Jairo
Leia » Alimentação

7 dicas para evitar ganhar peso durante o final do ano

Dormir bem também pode ajudar a reduzir as medidas - iStock
Dormir bem também pode ajudar a reduzir as medidas - iStock

Redação Publicado em 20/12/2021, às 11h00

Com as festas de fim de ano, é normal que algumas pessoas ganhem mais peso durante esse período. Porém, também é possível diminuir essas chances e conseguir fazer uma ceia mais saudável e sem muitas calorias. Dúvida? Então confira algumas dicas para enfrentar o fim do ano sem ganhar muito peso.

1. Mantenha-se ativo com a família e amigos

Atividades sedentárias, como ficar sentado no sofá assistindo TV, são tradições comuns para muitas famílias durante essa época. O problema é que a inatividade pode contribuir para o ganho de peso, especialmente se acompanhada de excessos.

Por isso, praticar algum tipo de atividade física com a família pode ser benéfico para o controle de peso. Mesmo algo tão simples como uma caminhada em família pode tirar sua mente dos alimentos e permitir que você aproveite o tempo com os entes queridos.

2. Lanche com sabedoria

Durante a temporada de férias, lanches não saudáveis como biscoitos e outras guloseimas tendem a estar disponíveis com mais frequência.

Em casa, esse problema pode ser resolvido mantendo as guloseimas fora da vista. No entanto, essa estratégia é mais difícil de evitar em situações que você não pode controlar, como no local de trabalho ou em uma festa de família.

Se esse for o caso, tente prestar atenção aos seus hábitos de lanches. Se você se pega mastigando só porque tem comida por perto – e não porque está com fome – é melhor evitar comer alguma coisa.

Confira:

Porém, se estiver com fome e precisar de um lanche, opte por alimentos de verdade, como frutas, vegetais, nozes e sementes.

3. Cuidado com o tamanho das porções

Aqueles que comem porções maiores tendem a ganhar peso mais facilmente do que aqueles que não comem, por isso, a melhor maneira de superar esse problema é controlar o tamanho das porções ou usar pratos menores.

4. Durma o suficiente

A privação do sono, bastante comum durante esse período, pode causar ganho de peso, já que quem não dorme o suficiente tende a ficar com mais fome, consumir mais calorias e se exercitar menos.

A restrição do sono ainda pode aumentar os níveis do hormônio da fome, levando a uma maior ingestão de calorias.

Além disso, o sono inadequado foi associado a um metabolismo mais baixo. Isso pode ser causado por alterações em seu ritmo circadiano – um relógio biológico que regula muitas das funções corporais.

5. Controle seus níveis de estresse

Indivíduos estressados geralmente têm altos níveis de cortisol, um hormônio que é liberado em resposta ao estresse. Níveis cronicamente altos de cortisol podem causar ganho de peso, pois foram associados a maior ingestão de alimentos. Além disso, um estilo de vida estressante pode causar mais desejos por comidas calóricas.

Muitas técnicas podem ajudar a reduzir o estresse. Algumas opções incluem exercícios, meditação, yoga e respiração profunda.

6. Limite a ingestão de sobremesa

É comum que haja mais sobremesas disponíveis durante esse período e isso geralmente leva ao consumo excessivo de açúcar, uma causa comum de ganho de peso.

A dica, então, é limitar o que vai comer: escolha sua favorita e a aproveite, mas não exagere na porção dos outros doces. Outro truque é saborear as sobremesas que você faz, simplesmente reservando um tempo para comê-las lentamente – o que pode deixá-lo mais satisfeito e menos propenso a exagerar.

7. Limite as calorias líquidas

Durante o fim de ano, o álcool, refrigerantes e outras bebidas ricas em calorias também são muito ingeridas.

O problema é que essas bebidas podem contribuir com uma quantidade significativa de açúcar e calorias vazias para sua dieta, o que pode causar ganho de peso. Além disso, o consumo de álcool está frequentemente relacionado ao aumento do apetite e é um fator de risco para ganho de peso.

Se você está tentando controlar seu peso, é melhor limitar a ingestão de bebidas com alto teor calórico.

Via: Healthline

Assista também: