Doutor Jairo
Leia » Atividade física

7 razões poderosas para você se alongar todos os dias

O alongamento regular também pode melhorar a circulação, a postura e aliviar o estresse - iStock
O alongamento regular também pode melhorar a circulação, a postura e aliviar o estresse - iStock

Redação Publicado em 04/07/2022, às 16h00

O alongamento é um tipo de exercício físico conhecido por ser destinado à manutenção ou à melhora da flexibilidade, mas, segundo um artigo da Healthline, ele é capaz de trazer inúmeros outros benefícios à saúde quando praticado de forma regular.

Veja algumas das principais razões para começar a se alongar com frequência:

1. Aumenta a flexibilidade

O alongamento regular pode ajudar a aumentar a flexibilidade, o que é um fator crucial para a saúde em geral. Ser mais flexível não só auxilia na realização de atividades cotidianas, mas também ajuda a retardar a mobilidade reduzida, que pode surgir com o processo de envelhecimento. 

2. Aumenta a amplitude de movimento 

Ser capaz de mover uma articulação em toda a sua amplitude oferece mais liberdade de movimento. Alongar-se regularmente também pode trazer benefícios para essa questão. Um estudo descobriu que tanto o alongamento estático quanto o dinâmico são eficazes quando se trata de aumentar a amplitude de movimento, embora aquele baseado na extensão dos músculos até o limite possa ser mais eficaz para ganhos imediatos.

3. Melhora o desempenho em atividades físicas

A realização de alongamentos dinâmicos antes das atividades físicas tem sido demonstrada como uma ótima forma de ajudar e preparar os músculos para uma atividade. Além disso, também pode melhorar o desempenho em um evento atlético ou exercício físico.

4. Aumenta o fluxo sanguíneo 

Realizar alongamentos todos os dias pode melhorar a circulação o que, consequentemente, leva ao aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, encurtando o tempo de recuperação e reduzindo a dor muscular. 

5. Melhora a postura 

Desequilíbrios musculares são comuns e podem levar à má postura. Uma pesquisa descobriu que combinar fortalecimento e alongamento de grupos musculares específicos pode ajudar a reduzir a dor musculoesquelética e incentivar o alinhamento adequado. Isso, por sua vez, é um ótimo caminho para a melhora de postura. 

Confira:

6. Ajuda a curar e a prevenir dor nas costas

Músculos rígidos podem levar a uma diminuição do alcance de movimento. Quando isso acontece, aumenta a probabilidade de forçar os músculos das costas. O alongamento, por sua vez, seria capaz de curar uma lesão já existente nesta região. Uma rotina regular de alongamento também pode ajudar a prevenir futuras dores nas costas, fortalecendo os músculos e reduzindo o risco de tensão muscular.

7. Alivia o estresse

Quando uma pessoa está enfrentando um período de estresse, há grandes chances de seus músculos estarem tensos. Isso porque eles tendem a contrair em resposta ao estresse físico e emocional. Assim, o ideal é tentar concentrar-se nas áreas do corpo em que tendemos a segurar o estresse, como pescoço, ombros e parte superior das costas. 

Além disso, o alongamento também pode acalmar a mente. Enquanto um indivíduo alonga, ele concentra-se nos exercícios de forma que pratica a atenção plena e meditação, dando à sua mente uma pausa mental. 

Como começar?

Se você deseja aderir a uma rotina regular de alongamento, tente ir com calma. Assim como outras formas de atividade física, o corpo também precisa de tempo para se acostumar. Lembre-se que o ideal é contar sempre com orientação profissional para ter conhecimento sobre formas e técnicas adequadas. Caso contrário, há risco de lesão. A recomendação é:

  • Realize de cinco a dez minutos de alongamentos dinâmicos antes de praticar uma atividade física;
  • Faça de cinco a dez minutos de alongamento estático após o treino;
  • Nos dias em que não há atividade física, o ideal é planejar, pelo menos, de cinco a dez minutos de tempo para o alongamento, o que pode melhorar a flexibilidade, reduzir a tensão e a dor. 

Ao alongar, procure se concentrar nas principais áreas do corpo que ajudam na mobilidade, como panturrilhas, parte posterior da coxa, flexores de quadril e quadríceps. Para alívio superior do corpo, tente movimentos que estiquem ombros, pescoço e parte inferior das costas. Segure cada trecho por 30 segundos e evite saltar. 

Veja também: