Conheça alternativas ao exercício tão eficazes quanto a forma tradicional
Redação Publicado em 28/05/2022, às 08h00
O agachamento é um dos exercícios mais completos de fortalecimento e de definição muscular, mas você sabia que existem inúmeras variações dele? Isso mesmo, há várias formas de realizar o exercício além da tradicional - e todas elas oferecem benefícios para o desenvolvimento muscular.
Independente da técnica escolhida, o agachamento é ótimo para desenvolver toda a musculatura da região das pernas e dos glúteos. Mas lembre-se que, para começar uma prática esportiva, é essencial contar com a orientação de um profissional da educação física capacitado, ok?!
Ter pernas fortes e delineadas é o sonho de muita gente, mas isso só vem com os estímulos corretos feitos por meio de exercícios de fortalecimento muscular, seja dentro ou fora da academia.
A região das pernas e dos glúteos envolve diversos músculos, que podem ser treinados em conjunto ou de forma isolada para crescerem. Alguns, como os das panturrilhas, têm mais resistência. Outros, mais força, como os das coxas.
Pensando exclusivamente em treinos de fortalecimento, seja na academia ou por meio de métodos como a calistenia, é possível exercitar os músculos da região por até duas vezes na semana. Mas existem outras atividades que contribuem para o desenvolvimento muscular da região.
A calistenia é um método de treinamento que promove definição muscular sem necessitar de acessórios, como halteres, anilhas e aparelhos. Apenas com o peso corporal é possível exercitar e desenvolver diferentes grupos musculares, como pernas, braços, peitoral, costas e região do core.
Na calistenia, a dificuldade dos exercícios evolui de forma progressiva, de acordo com a evolução de quem pratica. Assim, qualquer pessoa pode praticá-la, mesmo as mais inexperientes ou sedentárias, já que a sobrecarga pode ser regulada com a escolha dos exercícios corretos.
É o mais conhecido e utilizado nas academias. O movimento pode ser feito de forma livre, sem peso, ou com uma barra nas costas, elevando a dificuldade.
Também chamado de afundo, o exercício é feito com uma perna à frente e outra atrás. Enquanto a da frente se flexiona, a de trás serve para dar equilíbrio.
É similar ao agachamento comum, mas nele as pernas ficam mais abertas, os pés levemente apontados para os lados e o peso é segurado à frente do corpo.
Aqui, o movimento de agachamento é feito de forma tradicional, mas é seguido de um salto vertical na fase de subida, criando maior dificuldade.
O movimento também é o de agachamento comum. Porém, a barra, em vez de ser posicionada nas costas, deve ser segurada à frente do corpo.
Similar ao agachamento unilateral, este exercício é feito com a perna de trás apoiada em algum objeto elevado, como uma cadeira, o que o torna mais difícil.
Este também é um agachamento unilateral, mas feito com as penas paralelas. Enquanto uma faz a flexão de um lado, a outra se estica. É feito com movimentos alternados.
5 exercícios de calistenia para peito e braços; faça em casa!
Calistenia para panturrilhas: 3 exercícios para fazer em casa
Como manter o corpo ativo sem academia? Conheça algumas técnicas!
5 exercícios de calistenia para os braços; veja como fazer!