Beterraba e couve são boas dicas de alimentos para acrescentar à dieta
Redação Publicado em 08/09/2022, às 18h00
Montar um prato que seja gostoso e saudável pode parecer difícil para muita gente. Por isso, separamos oito alimentos que são ricos em nutrientes e que não podem faltar em seu prato. Assim, fica mais fácil escolher o que colocar na próxima lista de compras. Confira:
A beterraba vermelha ruby é a principal fonte de nitratos, que são bons para a pressão arterial. Além disso, você obtém fibras e outros nutrientes.
Dica de culinária: assar a beterraba aumenta sua doçura natural. Embrulhe cada uma individualmente em papel alumínio e leve ao forno a 180 ºC até ficar macia.
Outra opção: rale a beterraba crua e adicione aos legumes ou como cobertura em sanduíches.
As versões minis de rabanetes, repolhos, couve e brócolis podem ter mais nutrientes, como vitaminas C e E, do que as versões maduras regulares. Elas variam em sabores de apimentado a picante.
Dica de culinária: experimente adicionar um punhado deles a sanduíches e saladas, ou use como guarnição para sopas.
Muitas vezes ofuscado pela rúcula, esse verde apimentado pode transformar qualquer prato em algo nutricional. É particularmente rico em vitaminas A, C e K e em antioxidantes.
Dica de culinária: o agrião pode tornar instantaneamente saladas e sanduíches mais animadores e com sabor fresco. Ou misture a sopas de purê.
Confira também:
A couve é rica em nutrientes, incluindo quantidades notáveis de vitaminas C e K, folato e betacaroteno. Para impulsionar a alimentação diária, coma cerca de duas xícaras de folhas verdes-escuras todos os dias.
Dica de culinária: escalde rapidamente as folhas em água fervente, pique-as e adicione-as a saladas de grãos inteiros ou lentilhas.
Com sabor doce-terroso, os aspargos são uma boa maneira de se abastecer de folato. Uma pesquisa sugeriu que a vitamina B é uma aliada na batalha contra a hipertensão.
Dica de culinária: raspe os aspargos crus com um descascador de vegetais. Você obterá fitas que ficam maravilhosas em saladas.
Contém boas quantidades de vitaminas C, A e K, além de manganês. Consumir 1,5 xícara de vegetais com folhas verdes durante o dia pode diminuir as chances de contrair diabetes tipo 2.
Dica de culinária: coloque o espinafre em sua rotina diária adicionando-o a ovos mexidos e a caçarolas ou misturando-o em smoothies.
É sempre uma boa ideia guardar um saco de ervilhas verdes em seu freezer. Cada xícara delas oferece 7,2 gramas de fibra, que ajuda você a se sentir satisfeito. Além disso, as ervilhas também são boas para a digestão e ajudam a reduzir os níveis de colesterol.
Dica de culinária: use em sopas, molhos, saladas de batata e pratos de massa.
Ele é uma das principais fontes de substâncias químicas vegetais naturais que ajudam a diminuir o risco de alguns tipos de câncer. Cada xícara de brócolis também contém muitas vitaminas C e K.
Dica de culinária: cozinhe no vapor para um acompanhamento simples. Ou adicione a refogados, fritadas e até mesmo a smoothies que tenham algo naturalmente doce, como frutas, para mascarar o sabor.
Fonte: WebMD
Veja também:
Alimentos ultraprocessados podem piorar saúde mental, diz pesquisa
Açaí: saiba por que esta fruta brasileira é considerada superalimento
Abobrinha: descubra 14 benefícios deste legume para a saúde
Tomate: descubra os benefícios deste alimento tão versátil