Redação Publicado em 23/09/2023, às 09h00
Cerca de 95% da água de coco é só água. Assim, seu consumo pode ajudar a prevenir ou tratar a desidratação. Nas regiões tropicais, como na que vivemos, a água de coco há muito faz parte da dieta e das práticas de saúde.
Especialemente agora, com o clima quente e seco, não é raro não ver alguém com um coco na mão, seja na praia ou em parques. Veja, abaixo, dez benefícios para a saúde que a água de coco proporciona:
A água de coco contém eletrólitos naturais. Por exemplo, uma xícara dela tem 600 miligramas de potássio, que é 16% do valor diário de referência. E o potássio desempenha um papel vital no corpo, inclusive ajudando na função renal e nas contrações musculares. Pode ser uma alternativa natural às bebidas esportivas, como isotônicos. Embora a água de coco geralmente tenha mais potássio do que a bebida esportiva comum, ela tende a ter menos sódio, o principal eletrólito perdido no suor. Além disso, contém menos carboidratos do que muitas bebidas esportivas. Isso significa que pode não fornecer energia suficiente durante um treino intenso ou longo, mas pode ajudar na reidratação depois.
Uma xícara de água de coco contém 45 calorias. A Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos enfatiza que é uma ótima substituta para bebidas como refrigerantes e sucos, que geralmente são ricos em calorias, açúcares e carboidratos. Qualquer pessoa que não ache a água pura nada apetitosa pode descobrir que beber água de coco ao longo do dia melhora a hidratação. Manter-se hidratado pode ajudar a:
A água de coco contém vários nutrientes além do potássio, incluindo cálcio e magnésio. Uma xícara de água de coco contém cerca de 600 mg de potássio, enquanto uma banana média contém 420 mg. Para quem deseja aumentar a ingestão de potássio, a água de coco pode ser uma boa escolha. Ela também ajuda a manter os níveis de fluidos e eletrólitos equilibrados, especialmente durante a prática de exercícios. E porque há mais potássio do que sódio na água de coco, o potássio pode ajudar a equilibrar os efeitos do sódio na pressão arterial – e pode até mesmo ajudar a baixar a pressão arterial.
O cálcio fortalece os ossos e dentes e ajuda os músculos a se contrairem e a funcionar corretamente. Uma xícara de água de coco contém cerca de 56 mg de cálcio, 4% do valor diário. O magnésio ajuda a mover o cálcio e o potássio para os músculos e também colabora para a produção de energia e funcionamento dos órgãos. Uma xícara de água de coco tem cerca de 60 mg de magnésio, que é 14% do valor diário. No entanto, como a água de coco não é uma fonte concentrada de cálcio ou magnésio, o corpo também precisa absorver esses nutrientes de outras fontes.
A água de coco pode contribuir na promoção da saúde cardíaca, pois o potássio pode ajudar a reduzir a pressão arterial, e um estudo mais antigo teve resultados que confirmaram que a água de coco pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas. Embora ela possa desempenhar um papel importante em uma dieta saudável para o coração, a pessoa ainda deve seguir as recomendações dietéticas de seu médico.
A água de coco contém antioxidantes, que ajudam a neutralizar o estresse oxidativo e os radicais livres. Embora vários estudos ao longo dos anos tenham investigado os antioxidantes da água de coco, relativamente poucos incluíram participantes humanos. Um dos mais recentes, publicado em 2016, descobriu que os antioxidantes de alta potência da água de coco ajudaram a reduzir os marcadores de colesterol em ratos.
Beber água de coco sem açúcar em vez de bebidas açucaradas pode ajudar uma pessoa com diabetes a controlar seus níveis de açúcar no sangue, além de ajudar quem precisa perder peso. No entanto, a água de coco sem açúcar contém açúcares naturais, portanto, uma pessoa pode precisar limitar sua ingestão. E um estudo de 2015, que envolveu roedores, os pesquisadores descobriram que a água de coco levou a melhorias no controle de açúcar no sangue e a uma redução nos níveis gerais de açúcar no sangue.
Beber água de coco regularmente pode ajudar a promover a saúde renal. De acordo com um estudo de 2018 em participantes sem cálculos renais, a água de coco ajudou a perder mais citrato, potássio e cloreto durante a micção, indicando que a água de coco pode ajudar a soltar os cálculos ou impedir que se formem. Em um estudo de 2021 em ratos, os pesquisadores descobriram benefícios semelhantes. Eles também citam várias descobertas anteriores de que a água de coco pode ajudar a aliviar os danos renais causados pelo diabetes.
Beber água de coco ou aplicá-la na pele pode ter um efeito hidratante. Além disso, um estudo de 2015 descobriu que o consumo de água de coco ajudou a prevenir os danos dos radicais livres em ratos. Se isso for verdade também para os humanos, a bebida pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento, embora a confirmação disso exija mais pesquisas. Em um estudo de 2017, os cientistas propuseram que a água de coco tem um efeito antimicrobiano, sugerindo que aplicá-la na pele pode ajudar a tratar a acne.
Uma pessoa normalmente pode beber água de coco durante a gravidez, desde que esteja refrigerada e não tenha expirado. Os eletrólitos na água de coco podem ajudar a reabastecer aqueles perdidos durante o enjoo matinal, e os nutrientes podem beneficiar o feto em desenvolvimento. Quem tiver dúvidas sobre o consumo de água de coco durante a gestação deve conversar com um profissional de saúde, que pode dar orientações específicas.
Fonte: Medical News Today