Abacaxi: descubra benefícios e dicas de como consumir

Uma xícara da fruta possui 131% de vitamina C e 3% de ferro

Redação Publicado em 13/01/2022, às 10h00

A fruta promove pele e cabelos saudáveis, aumento de energia e um peso geral mais baixo - iStock

O abacaxi é uma fruta tropical disponível em qualquer supermercado ou hortifruti e um alimento básico em muitas casas ao redor do mundo. O navegador e explorador genovês Cristóvão Colombo trouxe abacaxis de volta à Europa após a expedição à América do Sul. Ele ficou conhecido como uma fruta extravagante e exótica, servida apenas nos banquetes mais luxuosos.

No entanto, os abacaxis agora são comuns e as pessoas podem apreciá-los nas formas natural, seca e em suco. Na América Central e do Sul, o abacaxi não é apenas valorizado por seu sabor doce, ele é usado há séculos para tratar problemas de digestão e inflamações. Descubra os benefícios para a saúde e os nutrientes da fruta, além de maneiras de incluí-la na dieta a seguir.

Nutrição

Uma xícara de pedaços de abacaxi fresco contém aproximadamente:

Como porcentagem das necessidades diárias, a mesma quantidade de pedaços de abacaxi fresco fornece:

O abacaxi também é uma fonte de vitaminas e minerais importantes, incluindo:

O abacaxi fresco é a única fonte conhecida de uma enzima chamada bromelina (ou bromelaína), que pode desempenhar um papel em uma série de diferentes benefícios à saúde.

Benefícios

Comer frutas e vegetais de todos os tipos tem sido associado a um risco reduzido de muitas condições de saúde relacionadas ao estilo de vida. Muitos estudos sugerem que o aumento do consumo de alimentos vegetais e frutas, como abacaxi, diminui o risco de obesidade, mortalidade geral, diabetes e doenças cardíacas. Também promove pele e cabelos saudáveis, aumento de energia e um peso geral mais baixo.

Possíveis benefícios de comer abacaxi

Degeneração macular relacionada à idade: em um estudo prospectivo de 2004, as pessoas que comiam três ou mais porções por dia de todas as frutas demonstraram uma diminuição do risco e retardaram a progressão da degeneração macular relacionada à idade.

Prevenção da asma: os riscos de desenvolver asma são menores em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um deles é o betacaroteno. É encontrado em alimentos vegetais de cor laranja, amarela e verde-escura, como abacaxi, manga, mamão, damasco, brócolis, melão, abóbora e cenoura. Alguns estudos menores sugeriram que a bromelaína também pode contribuir para reduzir os sintomas da asma.

Pressão arterial: aumentar a ingestão de potássio consumindo frutas e vegetais ricos nesse nutriente pode ajudar na redução da pressão arterial. De acordo com o programa de pesquisas National Health and Nutrition Examination Survey, menos de 2% dos adultos dos EUA atendem à recomendação diária de 4.700 mg. Uma alta ingestão de potássio está associada a 20% da diminuição do risco de morte por todas as causas. 

Câncer: como uma excelente fonte de vitamina C, um forte antioxidante, o abacaxi pode ajudar a combater a formação de radicais livres. Estes estão ligados ao desenvolvimento do câncer. Estudos mais antigos mostraram que o betacaroteno tem uma associação inversa com o desenvolvimento de câncer de cólon em uma população japonesa. Um estudo caso-controle de 2004 vinculou o betacaroteno a um efeito protetor no câncer de próstata. Contudo, estudos mais recentes demonstraram que este pode não ser o caso. A alta ingestão de fibras de todas as frutas e vegetais está associada a um risco reduzido de câncer colorretal.

Diabetes: indivíduos com diabetes tipo 1 que consomem dietas ricas em fibras tendem a ter níveis mais baixos de glicose no sangue, e indivíduos com diabetes tipo 2 podem ter níveis melhores de açúcar no sangue, lipídios e insulina. Um abacaxi médio fornece cerca de 13 g de fibra. As Diretrizes Dietéticas para os Americanos recomendam de 21 g a 25 g por dia para mulheres e entre 30 g e 38 g por dia para homens.

Por ter um teor de fibras e água ajuda a promover a regularidade do trato digestivo - iStock

Digestão: o abacaxi, por causa de seu teor de fibras e água, ajuda a prevenir a constipação e promove a regularidade e um trato digestivo saudável. E a bromelina ajuda o corpo a digerir proteínas. Ela também reduz as células imunes inflamatórias, chamadas citocinas, que danificam o revestimento do trato digestivo. As hastes não comestíveis são a fonte mais concentrada de bromelina, que pode ser extraída e transformada em suplemento.

Fertilidade: dietas ricas em antioxidantes demonstraram melhorar a fertilidade. Como os radicais livres podem danificar o sistema reprodutivo, alimentos com alta atividade antioxidante, como o abacaxi, são recomendados para quem está tentando engravidar. Os antioxidantes do abacaxi, como vitamina C e betacaroteno, e as vitaminas e minerais cobre, zinco e folato têm propriedades que afetam a fertilidade masculina e feminina.

Inflamação: alguns estudos mostraram que a bromelaína, principalmente a presente no caule, pode reduzir inchaço, hematomas, tempo de cicatrização e dor associada à lesão e intervenção cirúrgica.

Saúde do coração: o conteúdo de fibra, potássio e vitamina C no abacaxi promove a saúde do coração. Em um estudo, pessoas que consumiram 4.069 mg de potássio por dia reduziram o risco de morte por doença cardíaca isquêmica em 49% quando comparados com aqueles que consumiram menos potássio. Os pesquisadores associam a alta ingestão de potássio a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, proteção contra perda de massa muscular, preservação da densidade mineral óssea e redução na formação de cálculos renais.

Pele: a vitamina C antioxidante, quando consumida em sua forma natural ou aplicada topicamente, pode ajudar a combater os danos da pele causados pelo sol e pela poluição, reduzir as rugas e melhorar a textura geral da pele. A vitamina C também desempenha um papel vital na formação de colágeno, o sistema de suporte da pele.

Dieta

Selecione um abacaxi com corpo firme e roliço, sem “machucados” ou manchas e com folhas verdes na coroa. Uma casca externa verde não significa que o abacaxi não esteja maduro e, ao contrário da crença popular, nem a facilidade com que as folhas se soltam da coroa. Escolha abacaxis em seu pico de maturação. Ao contrário de outras frutas, eles não continuarão a amadurecer depois de colhidos.

Abacaxis inteiros devem ser armazenados em temperatura ambiente, enquanto os cortados devem ser guardados na geladeira. Ao comer abacaxi enlatado ou embalado, certifique-se de pegar as variedades enlatadas em suco de abacaxi, não em calda pesada.

Aqui estão algumas dicas de preparação para incluir mais abacaxi na dieta:

Riscos

Os betabloqueadores, um tipo de medicamento mais comumente prescrito para doenças cardíacas, podem aumentar os níveis de potássio no sangue. Alimentos ricos em potássio, como o abacaxi, devem ser consumidos com moderação por quem toma betabloqueadores. Também pode ser prejudicial para pessoas cujos rins não são totalmente funcionais. Se seus rins não conseguirem remover o excesso de potássio do sangue, isso pode ser fatal.

Aqueles com doença do refluxo gastroesofágico podem apresentar um aumento dos sintomas, como azia e regurgitação, ao consumir alimentos altamente ácidos. No entanto, as reações individuais variam. Concentre-se em manter a dieta geral variada e adicionar uma variedade de nutrientes, em vez de alimentos específicos.

Quanto abacaxi devo comer por dia?

Um mínimo de cinco porções de frutas e vegetais por dia é recomendado para a saúde geral. Especialistas incentivam mais vegetais do que frutas para controle de peso, então isso deixa espaço para cerca de duas porções de frutas por dia. Para obter os benefícios nutricionais de uma dieta variada, não coma mais do que uma porção ou uma xícara de abacaxi por dia. Dito isto, se buscar mais abacaxi significa que você está evitando lanches menos saudáveis, como doces processados ou junk food, então, coma mais abacaxi.

Fonte: Medical News Today

Veja também:

saúde alimentação

Leia também

Romã, a fruta da prosperidade, traz muitos benefícios à saúde


9 principais benefícios da melancia para a saúde


Confira 6 benefícios do abacate, fruta considerada um superalimento


Pêssegos são deliciosos e trazem benefícios à saúde; confira