Doutor Jairo
Leia » Atividade física

Aeróbico em jejum queima mais gordura? Entenda!

Como regra geral, a queima de gordura corporal vem do déficit calórico - iStock
Como regra geral, a queima de gordura corporal vem do déficit calórico - iStock

Redação Publicado em 18/12/2021, às 06h00

Muitas pessoas praticam atividades aeróbicas em jejum, como corrida e ciclismo, por exemplo, acreditando que esta é uma forma mais eficiente de perder peso. A verdade, porém, é que faltam estudos conclusivos sobre a maior eficácia da prática em acelerar a queima de gordura sobre outras formas de aeróbicos, como o HIIT.

Como regra geral, o emagrecimento e a queima de gordura corporal vem do déficit calórico, ou seja, quando queimamos mais calorias do que ingerimos, e isso pode ser conseguido com um aeróbico comum, após uma refeição leve.

Como fazer?

Alguns atletas de elite, por exemplo, costumam praticar a primeira corrida do dia em jejum. Porém, seus corpos já estão adaptados por anos de prática. Além disso, algumas pessoas não sentem fome pela manhã e preferem comer depois do aeróbico, realizando o treino apenas com a alimentação da noite anterior.

A prática do aeróbico em jejum em si, portanto, é permitida, desde que feita de forma leve no início, como uma caminhada, para que se entenda a reação do corpo. Quem nunca treinou em jejum não deve fazer isso sem uma adaptação prévia. Se você quer experimentar, é melhor começar com uma caminhada curta e bem leve.

Além disso, antes de começar, vale realizar uma consulta com nutricionistas e profissionais da educação física para obter orientação correta sobre a prática. E lembre-se de hidratar-se bem antes, durante e depois do exercício, além de realizar uma refeição completa após a prática.

Dicas para começar a correr

Correr é um dos esportes mais populares por ser uma atividade fácil e que pode ser feita pela maior parte das pessoas. Para quem deseja começar a praticar a corrida, a indicação é sempre, em primeiro lugar, conversar com um profissional de educação física para que ele oriente a melhor forma de iniciar e manter essa atividade.

Outra recomendação é usar um tênis adequado, confortável e com amortecimento. Muitas vezes, o próprio educador físico ajudará na escolha do melhor modelo. Também vale usar roupas leves, de preferência com tecido respirável, para ter conforto e uma melhor manutenção da temperatura do corpo.

Um passo de cada vez

Para as pessoas que nunca correram, o ideal é começar com caminhadas e, aos poucos, alterná-las com trotes. À medida que o exercício fica mais confortável, há sensação de mais capacidade respiratória e o coração fica mais adaptado, é possível aumentar o ritmo gradualmente. Além disso, fazer exercícios de musculação também é essencial para evitar lesões no momento da corrida e proteger as articulações.