Especialista fala das vantagens e desvantagens do eletrodoméstico, além de dar dicas de uso
Redação Publicado em 08/12/2021, às 13h00
A maioria das pessoas acha a ideia de batatas fritas crocantes e douradas sem a gordura bastante atraente. Mas esses eletrodomésticos de cozinha relativamente acessíveis cozinham alimentos de uma maneira mais saudável do que as tradicionais frigideiras? Veja o que diz uma nutricionista sobre os benefícios para a saúde, além de algumas dicas para usar o aparelho.
As air fryers parecem milagrosas: você coloca os alimentos no dispositivo e, depois de apertar alguns botões, obtém pedaços crocantes por fora, mas ainda macios por dentro – usando pouco ou nenhum óleo.
Mas, apesar do nome, as fritadeiras de ar não “fritam” alimentos, por si só. Ao contrário das fritadeiras comuns, que dependem da submersão dos alimentos em óleo fervente, o sistema de uma air fryer é muito parecido com o de um forno de convecção. O ar dentro da fritadeira se agita muito rapidamente e de maneira circular. O fluxo de ar, combinado com altas temperaturas de cerca de 180 a 200 graus Celsius, produzidas pela resistência interna, crispa a camada externa sem secar o centro.
No entanto, embora quase tudo possa ser frito em uma frigideira, o mesmo não acontece com as fritadeiras de ar quente. Por isso, consulte receitas próprias para elas na internet para não se frustrar. Uma sugestão é incluir ingredientes como tofu, sementes de abóbora, frango ou vegetais.
Em geral, são um método de cozimento saudável, principalmente quando comparadas às frigideiras. Na verdade, uma revisão de 2015 publicada na revista Nutrients descobriu que o consumo de alimentos fritos quatro ou mais vezes por semana estava associado a um risco aumentado de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão e insuficiência cardíaca. Aqui estão alguns dos benefícios para a saúde das fritadeiras de ar comprimido:
Alimentos fritos contêm grandes quantidades de acrilamida – uma substância formada quando os carboidratos são aquecidos a altas temperaturas – que tem sido associada a doenças cardíacas. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos também classificou a acrilamida como um “agente cancerígeno para humanos” com base em estudos em animais. No entanto, os resultados de estudos em humanos são mistos e mais pesquisas são necessárias, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer dos EUA.
A boa notícia é que as fritadeiras a ar quente parecem produzir quantidades menores de acrilamida. Na verdade, um estudo de 2015 publicado no Journal of Food Science descobriu que as batatas fritas no aparelho tinham 90% menos acrilamida em comparação com as versões fritas. Contudo, fritar batata no óleo ou na fritadeira elétrica não elimina todos os malefícios à saúde. A acrilamida pode ser reduzida não cozinhando alimentos em uma temperatura muito alta por muito tempo. Os consumidores devem procurar uma cor amarelo dourado ou mais clara ao fritar, assar ou torrar alimentos.
Outro benefício das fritadeiras a ar quente é que elas reduzem as calorias, uma vez que requerem muito menos óleo. Por exemplo, alimentos fritos nas air fryers podem precisar apenas de uma colher de chá de óleo, o que adiciona apenas 40 calorias. Em contraste, apenas uma colher de sopa de óleo absorvida pelos alimentos durante a fritura acrescenta cerca de 120 calorias. Portanto, trocar alimentos fritos na forma clássica, por fritos com ar quente pode ajudar no controle de peso.
Reduzir o consumo de óleo por meio dessas fritadeiras também traz outros benefícios à saúde. Por exemplo, quando o óleo é reutilizado para fritar (como costuma ser o caso em restaurantes), a qualidade se degrada, esgotando os antioxidantes dos alimentos e produzindo produtos químicos nocivos chamados de espécies reativas de oxigênio, de acordo com um estudo de 2015. Consumir alimentos com menos antioxidantes e mais desses subprodutos prejudiciais compromete o sistema de defesa antioxidante do corpo, aumentando assim o risco de doenças. Também pode causar inflamação dos vasos sanguíneos (o que reduz o fluxo sanguíneo) e hipertensão.
Uma fritadeira de ar quente pode ser um ótimo complemento para sua cozinha, e não apenas porque é uma alternativa mais saudável para uma fritadeira comum. Também pode economizar tempo gasto cozinhando e limpando. No entanto, aqui estão algumas dicas voltadas para a saúde que você deve ter em mente ao usar uma air fryer:
Leia as instruções: a maioria das fritadeiras de ar exige que você deixe pelo menos 12,7 cm de espaço acima da abertura de exaustão – caso contrário, elas podem se tornar um risco e causar o início de um incêndio.
Use quantidades mínimas de óleo: salteie ou pincele os alimentos usando cerca de uma a duas colheres de chá de óleo por porção. O excesso de óleo não apenas aumenta o teor de calorias e gorduras, mas também pode defumar, o que torna os alimentos saborosos, mas afeta a saúde ao produzir radicais livres que podem prejudicar as células.
Evite sprays de aerossol: óleos de cozinha em aerossol podem quebrar a parte antiaderente da fritadeira de ar, liberando gases tóxicos.
Combine com outros métodos de cozimento: embora as air fryers sejam ótimas, mude seus métodos de cozimento durante a semana, salteando os alimentos, cozinhando lentamente e cozinhando a vapor nos modos clássicos. Isso reduzirá ainda mais a exposição a produtos químicos como a acrilamida. Além disso, outras formas de preparo garantem que você desfrute de uma ampla variedade de alimentos - não apenas aqueles compatíveis com fritadeiras de ar – o que aumenta o espectro de nutrientes que você consome.
Fonte: Health.
Veja também:
12 razões para amar a dieta mediterrânea
Especialistas ensinam como ler os rótulos dos alimentos
Confira 4 alimentos que podem encurtar sua vida e tire-os da dieta
10 alimentos indicados a quem quer perder peso, segundo nutricionistas