Redação Publicado em 27/07/2024, às 10h00
Se você deseja deixar o cabelo crescer, talvez tenha uma solução no armário da cozinha – se TikTok e alguns dermatologistas estiverem corretos. O óleo de alecrim é bom para o crescimento do cabelo em pessoas com alopecia androgenética, que é uma forma comum de queda de cabelo. A erva também pode proteger o cabelo do sol, da poluição e de outros elementos ambientais, de acordo com um artigo da Insider.
Um estudo de 2015 publicado na revista SkinMed descobriu que o óleo de alecrim era semelhante à eficácia do minoxidil, também conhecido como Rogaine, no crescimento do cabelo em homens com alopecia androgenética. O couro cabeludo também coçou menos após três a seis meses de uso. O pequeno estudo incluiu apenas homens.
Ainda assim, a dermatologista Shilpi Khetarpal, disse à Cleveland Clinic que parece funcionar. Segundo ela, o estudo realmente levou as pessoas a procurarem o óleo de alecrim para o crescimento do cabelo. Depois disso, ele também se tornou muito mais comum em produtos vendidos sem receita médica.
A Clínica Cleveland inclusive relata que o óleo de alecrim também pode ajudar contra a caspa e o envelhecimento prematuro. A médica sugere massagear o couro cabeludo com óleo de alecrim, deixá-lo "de molho" durante a noite e depois lavá-lo. Tente fazer isso duas ou três vezes por semana. Ela também observa que são necessárias apenas algumas gotas e que o foco deve estar no couro cabeludo e não no cabelo, pois o óleo faz com que os fios pareçam oleosos.
Pode levar seis meses para “melhorias significativas”, disse Shilpi. Enquanto isso, os usuários do TikTok adoram divulgar as qualidades do óleo para o cuidado do cabelo. Na plataforma de mídia social, os vídeos com a hashtag #rosemaryoil (óleo de alecrim) foram vistos mais de dois bilhões de vezes.
Fonte: WebMD