Doutor Jairo
Leia » Alimentação

6 benefícios do alecrim para a saúde

Suas folhas podem ser consumidas frescas ou secas, na forma de chá ou óleo em infusão - iStock
Suas folhas podem ser consumidas frescas ou secas, na forma de chá ou óleo em infusão - iStock

O alecrim é uma erva aromática perene, nativa do Mediterrâneo e usada na culinária em todo o mundo. Suas folhas podem ser consumidas frescas ou secas, sendo popularmente usada na forma de chá ou óleo em infusão.

Os usos medicinais do alecrim são elogiados há séculos, mas estudos científicos só recentemente corroboraram essas alegações. Pesquisas iniciais afirmam que o alecrim é um importante complemento na dieta, pois contém uma grande variedade de nutrientes essenciais para a saúde.

O alecrim traz vários benefícios adicionais para a saúde, incluindo:

1-Rico em manganês: um nutriente essencial para a saúde metabólica. O manganês também ajuda o corpo a formar coágulos sanguíneos, permitindo que os ferimentos cicatrizem mais rapidamente.

2-Risco potencialmente reduzido de câncer: o alecrim contém ácido carnósico, um composto conhecido por suas poderosas propriedades antioxidantes. Estudos descobriram que o ácido carnósico pode retardar o crescimento de células cancerígenas no corpo e até mesmo diminuir o risco de desenvolver tumores.

3-Dá suporte ao sistema imunológico: estudos demonstraram que os ácidos carnósico e rosmarínico do alecrim possuem poderosas propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Consumir alecrim com regularidade pode potencialmente ajudar a diminuir o risco de infecção e ajudar o sistema imunológico a combater qualquer infecção que ocorra.

4-Redução de estresse: embora sejam necessárias mais pesquisas, estudos preliminares indicam que o alecrim tem um impacto positivo na redução da ansiedade e do estresse. Em um estudo randomizado realizado em estudantes universitários, descobriu-se que o alecrim melhora a qualidade do sono dos estudantes e diminui seus níveis de ansiedade quando comparado a um placebo.

5-Memória e concentração melhoradas: o alecrim tem sido usado há séculos para melhorar a memória, e estudos em aromaterapia com alecrim corroboraram algumas dessas alegações. Um estudo encontrou melhorias significativas no desempenho cognitivo dentro de 20 minutos após a inalação do óleo essencial de alecrim.

6-Nutrição: o alecrim é especialmente rico em fitoquímicos. Embora eles não sejam essenciais para a sobrevivência como as vitaminas e os minerais, são importantes para combater doenças e manter a saúde geral. Os fitoquímicos do alecrim podem ajudar a melhorar a saúde dos olhos, regular a função hepática e diminuir o risco de asma.

O alecrim também é uma excelente fonte de: ácido pantotênico, niacina, tiamina,folato e riboflavina.

Nutrientes por porção
Um único raminho de alecrim contém:
Calorias: 3,9 calorias
Proteína: 0,1 gramas
Gordura: 0,2 gramas
Carboidratos: 0,6 gramas
Fibra: 0,4 gramas
Açúcar: 0 gramas

Porções

Embora o alecrim seja uma erva nutritiva, não é para todos. Deve ser evitado durante a gravidez.

Como preparar o alecrim

As folhas secas de alecrim são um condimento tradicional da cozinha mediterrânica. Pode ser comprado em praticamente qualquer mercearia ou loja de ervas, mas também é uma planta popular para cultivar em casa. Os ramos podem ser consumidos frescos ou secos.
Para preparar o alecrim, enxágue as folhas em água fria para remover qualquer sujeira ou partículas. Corte as hastes e use os ramos restantes como guarnição para pratos salgados de carne, legumes e assados.

Para fazer o óleo de alecrim, encha uma panela com azeite e adicione os ramos de alecrim. Cozinhe em fogo baixo por até dez minutos até que o cheiro de alecrim suba da panela. Desligue o fogo, deixe o óleo esfriar, coe e descarte os ramos de alecrim. O óleo resultante pode ser refrigerado por até seis meses.

Aqui estão algumas ideias para incluir mais alecrim em sua dieta:

  • Polvilhe raminhos de alecrim sobre pratos de frango, carne bovina ou suína.
  • Ferva folhas frescas de alecrim com água para fazer chá.
  • Adicione alecrim aos legumes assados durante o cozimento.
  • Alecrim combinado com batatas é uma combinação especialmente popular.
  • Use alecrim fresco ou seco para harmonizar com pratos de massa.
  • Misture o alecrim na manteiga e espalhe sobre o pão.
  • Adicione ramos de alecrim à limonada para uma versão refrescante de uma bebida clássica

Fonte: WebMD

Veja também:

Cármen Guaresemin

Cármen Guaresemin

Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão.  @Carmen_Gua