Redação Publicado em 12/11/2021, às 11h00
Você já ouviu falar em probióticos? Eles são conhecidos como as “boas” bactérias vivas e leveduras. Eles são responsáveis por manter um equilíbrio adequado de bactérias no intestino, melhorar a digestão, bloquear organismos perigosos, que podem causar infecções, e estimular o sistema imunológico. Além disso, os probióticos podem ajudar o corpo a absorver nutrientes vitais dos alimentos.
Ao contrário das vitaminas, não há ingestão diária recomendada de probióticos, portanto não há como saber qual tipo de bactéria ou quantidade é melhor. A orientação geral é adicionar alguns alimentos com probióticos à sua dieta diária.
Os dois tipos mais encontrados na maioria dos alimentos são Lactobacillus e Bifidobacterium, cada um contendo várias cepas. Nos rótulos dos alimentos, Lactobacillus e Bifidobacterium são frequentemente abreviados como L. ou B. e então combinados com o nome de uma cepa específica. Assim, a cepa acidophilus dentro da bactéria Lactobacillus é escrita como L. acidophilus.
Confira:
O iogurte, por exemplo, é um alimento probiótico popular porque está amplamente disponível e existem diferentes maneiras de consumi-lo. E se você não for um entusiasta do iogurte ou simplesmente quiser mais opções? Felizmente, muitos outros alimentos também fornecem uma boa dose de bactérias boas. Eles vêm em vários sabores e texturas, então é provável que você encontre alguns de seu agrado.
Essa bebida semelhante ao iogurte tem um sabor ácido, com uma consistência mais fina do que o iogurte. A bebida geralmente é feita com leite lácteo, mas também vem em alternativas não lácteas, como água de coco, leite de coco e leite de arroz. Kefir também vem em sabores de frutas e vegetais, ou você pode adicionar sabores como canela, baunilha e especiarias de abóbora. Também é uma excelente base para smoothies.
Essa bebida de chá fermentado tem um sabor ácido e adocicado. Ela contém cafeína comparável a algumas outras bebidas à base de chá. Algumas marcas adicionam açúcar, então verifique o rótulo e evite qualquer coisa com mais de 5 gramas de açúcar por porção.
Uma pasta popular na culinária japonesa, o missô é feito de soja fermentada com arroz integral. Tem um sabor forte e salgado, e um pouco vale muito. Use-o como molho, espalhe sobre a torrada ou adicione-o a marinadas para peixes, carnes e vegetais.
Chucrute é repolho em conserva e o indicado é escolhê-lo cru ou não pasteurizado. Ele contém mais probióticos do que o chucrute comercial, que perde grande parte de suas bactérias com a pasteurização.
Assista também: