Redação Publicado em 19/10/2021, às 13h00
Quem tem intestino preso sofre bastante no dia a dia. Constipação causa dores, inchaço, mau humor e, em casos extremos, pode levar ao desenvolvimento de hemorroidas, quando as veias ao redor do ânus ou reto inflamam e dilatam causando dor e sangramento. A alimentação tem muita influência nesses casos. Há alimentos que tanto podem piorar a situação quanto fazer com que os intestinos funcionem melhor. Portanto, se você fica constipado com frequência, faça um favor a si mesmo e dê uma olhada em sua dieta.
Confira a seguir uma lista com alguns que você deve evitar:
Entre os alimentos que podem estar causando isso estão queijo e leite, especialmente quando consumidos em grande quantidade. Mas você não precisa desistir dos laticínios – apenas coma menos e mude suas escolhas. Experimente iogurte com probióticos, bactérias vivas que são boas para o sistema digestivo. Pode ajudar a aliviar a constipação.
Seu estilo de vida agitado o leva a comer fora de casa? Essas refeições prontas podem ser convenientes, mas não ajudam quem sofre de intestino preso. A maioria das refeições do tipo fast-food tem baixo teor de fibras, e você precisa delas para que os alimentos percorram seu caminho. Comer sem pressa também pode acelerar sua digestão.
É difícil resistir ao frango e batata fritos, mas considere optar por uma entrada com mais fibra se você estiver tendo dificuldades no banheiro. Alimentos fritos são cheios de gordura e difíceis de serem digeridos. Quando os alimentos se movem lentamente pelo cólon, muita água pode ser retirada dele. Isso torna as fezes secas e duras.
Ovos são ricos em proteínas, mas pobres em fibras. Claro que você não precisa retirá-los do menu. Basta adicionar alguns alimentos ricos em fibras à mistura. Experimente uma omelete com espinafre fresco e tomate.
Cheia de proteína e gordura, mas sem fibras, o bife suculento precisa ser equilibrado com um pouco de brócolis ou algum outro vegetal. Isso ajudará a conduzi-lo confortavelmente pelo sistema digestório.
A constipação é uma das muitas razões pelas quais uma sobremesa doce deve ser algo ocasional, não regular. Biscoitos e outras guloseimas com açúcar refinado são pobres em fibras e líquidos e ricos em gordura. Isso não é bom se você está tendo problemas para manter as coisas "em movimento". Satisfaça o seu desejo por doces com frutas e iogurte, por exemplo. Sua barriga vai agradecer por isso.
Em excesso, também causar fezes duras e secas. Pão costuma ser feito com farinha branca com baixo teor de fibras. Em vez disso, opte por torradas integrais, que podem tornar sua próxima ida ao banheiro mais tranquila.
Assim como o café, bebida alcoólicas podem desidratar seu corpo. Isso pode acentuar a constipação. Se for tomar um coquetel ou beber em uma festa, alterne com alguns copos d'água para evitar problemas.
Fonte: WebMD
Veja também: