Redação Publicado em 20/09/2021, às 14h00
Algumas vezes quando você vai ao banheiro já se assustou ao ver pedaços ou grãos de alimentos nas fezes? Calma, na maioria das vezes isso não é motivo de preocupação. Isso porque o corpo não é capaz de quebrar completamente alimentos ricos em fibras ou com casca dura, como o milho, por exemplo. Consequentemente, esses podem passar pelo sistema digestório inalterados.
Quando a comida não digerida nas fezes é acompanhada por outra alteração nos hábitos intestinais, como perda de peso, diarreia ou sangue, isso pode indicar uma condição subjacente que requer atenção médica. Confira a seguir algumas possíveis causas desse problema e quando é hora de consultar um médico.
Existem algumas razões pelas quais os alimentos podem não ser completamente digeridos, o que não causa preocupação.
Alimentos ricos em fibras
Fibra refere-se à parte não digerível de alimentos vegetais. Quando uma pessoa come alimentos ricos em fibras é comum que algum material não digerido apareça nas fezes porque o corpo não consegue quebrar completamente o material resistente.
Fibras também aceleram os movimentos intestinais de uma pessoa, adicionando volume às fezes, o que incentiva as paredes intestinais a se moverem. Esse movimento empurra os alimentos pelo trato digestório. Se a comida se mover muito rapidamente pelo sistema digestivo, é mais provável que alguns itens sejam menos digeridos. Alguns são mais propensos do que outros a serem parcialmente digeridos e aparecer nas fezes. Alguns deles são:
O milho é um infrator comum. Ele tem uma casca exterior feita de um material indigestível chamado celulose. O corpo digere o material do interior do milho e expele o invólucro externo rígido nas fezes.
Outro culpado inofensivo pela comida não digerida aparecer nas fezes é comer muito rapidamente. Quando uma pessoa come muito rápido e engole sua comida sem mastigá-la completamente, é mais provável que o alimento passe pelo trato digestório sem ser completamente “quebrado”.
Comer muito rapidamente pode forçar a digestão a também ser muito rápida, o que pode resultar em mais alimentos não sendo totalmente digeridos. Para evitar isso, uma pessoa deve comer mais lentamente durante as refeições e mastigar melhor a comida.
Enquanto a causa mais comum de alimentos não digeridos aparecerem nas fezes são itens fibrosos, existem condições médicas que podem resultar em alimentos integrais ou parcialmente digeridos nas fezes. Nesses casos, uma pessoa muitas vezes percebe outros sintomas, como diarreia ou dor de estômago.
Veja a seguir algumas condições médicas que podem causar comida não digerida aparecendo nas fezes.
Doença de Crohn: essa condição é um tipo de doença inflamatória intestinal, que causa inflamação no trato digestório e pode levar a diarreia grave, dor abdominal e desnutrição.
Doença celíaca: um distúrbio autoimune em que o corpo não consegue digerir a proteína conhecida como glúten, encontrada no trigo, na cevada e em outros grãos.
Insuficiência pancreática: se uma pessoa tem uma insuficiência pancreática, ela não tem enzimas no pâncreas, o que leva à incapacidade de quebrar o alimento.
Intolerância à lactose: se o sistema digestório de uma pessoa é incapaz de quebrar a proteína no leite e laticínios, isso pode indicar intolerância à lactose.
Síndrome do intestino irritável (SII): é uma condição comum que afeta o intestino grosso e causa inchaço, dor, diarréia ou constipação.
Um distúrbio do estômago ou um vírus gastrointestinal também podem causar comida não digerida nas fezes devido à passagem rápida de alimentos pelo sistema de uma pessoa. Outros sintomas de um problema no estômago incluem:
Na maioria dos casos de vírus no estômago, os sintomas serão resolvidos em poucos dias, com o traamento correto.
Como foi dito, uma pessoa que percebe muitos alimentos não digeridos em suas fezes na maioria das vezes não deve se preocupar, pois é provável que seja devido a fibra não digerida por comer muito rapidamente. Porém, se alguém perceber os seguintes sintomas a mais que alimentos não digeridos, deve consultar o médico:
Se um médico suspeitar que uma pessoa tem algum problema no sistema digestório, pode solicitar os seguintes testes para fazer o diagnóstico:
Portanto, se achar que pode estar com algum problema, não hesite em procurar um médico.
Fonte: MedicalNewsToday