Redação Publicado em 17/11/2021, às 13h00
Quem tem dificuldade para dormir deve ficar atento aos hábitos noturnos, pois eles podem ser os responsáveis pela situação ou, no mínimo, irão piorá-la. Alguns costumes são tão comuns que podemos nem perceber que fazem mal. Confira a seguir uma lista com algumas práticas rotineiras e, se você se identificar, comece a pensar como mudá-las.
Em geral, ir à academia ajuda a dormir melhor e mais rápido. Mas, quando você se exercita, seu corpo produz mais cortisol, um hormônio que o ajuda a ficar mais alerta. Isso é bom quando você está tentando ficar alerta para o trabalho. Mas não é tão bom quando você está tentando dormir. Se você precisa se exercitar à noite, tente terminar pelo menos três horas antes de dormir.
Depois, você pode simplesmente pegá-lo na geladeira já a caminho para a porta de saída pela manhã. Economiza tempo, dinheiro e estresse logo nas primeiras horas, além de garantir uma boa nutrição para você durante o dia. Esse é um hábito que você deveria incorporar.
Aquele sanduíche de madrugada não é uma boa ideia para uma noite de sono repousante. É mais provável que você acorde descansado e pronto para o dia quando tem um jantar mais leve – menos gordura, sal e calorias – várias horas antes de dormir. Se ficar com fome mais tarde, faça um lanche leve com alimentos fáceis de digerir, como torradas ou iogurte.
Se você não escovar os dentes e passar fio dental à noite, poderá notar uma camada mais espessa (bactérias) nos dentes pela manhã. O enxágue bucal também pode ajudar a prevenir o acúmulo de bactérias. Em apenas um ou dois dias, esse material não limpo começa a endurecer e se tornar algo semelhante a um cimento, que pode causar cáries e doenças gengivais. Somente seu dentista pode remover o tártaro.
Isso não apenas esgota sua energia, mas também pode fazer com que seu corpo produza mais cortisol. Também pode fazer você desejar mais alimentos ricos em gordura e açúcar no dia seguinte. É por isso que você tende a ter mais gordura corporal se dormir menos de seis horas por noite. Essa gordura corporal extra aumenta a probabilidade de você ter problemas como diabetes e doenças cardíacas. Portanto, se você precisa se levantar para o trabalho, é bom ir para a cama cedo o suficiente para dormir pelo menos oito horas.
No início, pode deixá-lo com sono. Mas, depois de algumas horas, tem o efeito oposto. E a qualidade do sono que você obtém pode não ser tão boa. Além disso, faz você urinar mais, o que significa mais visitas ao banheiro. Tudo isso pode deixá-lo se arrastando no dia seguinte. Considere manter apenas de um a dois drinques por dia e tente não beber nas três horas antes de deitar. E lembre-se de que álcool em excesso faz mal à saúde.
Ela está presente no chá, café, chocolate e em muitas bebidas energéticas. Mesmo em quantidades normais, pode tornar mais difícil adormecer ou tornar o sono menos eficaz, especialmente à medida que envelhecemos. Mesmo se você ingerir cafeína de seis a oito horas antes de deitar, ela pode lhe dar aquela sensação de mal-estar no dia seguinte.
Você não quer lavar demais o rosto ou esfregá-lo com muita força, especialmente se tiver pele seca. Mas você deve limpar as impurezas, suor e maquiagem no final do dia. Ao manter os germes longe do rosto, você mantém as espinhas afastadas e pode até prevenir infecções nos olhos. Além disso, seu hidratante, se você usar um, funcionará melhor.
Uma soneca de qualquer duração no final da tarde ou à noite pode levar a um ciclo infeliz que interrompe sua rotina normal de sono e torna difícil acordar de manhã.
Pode ser difícil relaxar quando sua mente está ocupada com as muitas coisas que você precisa fazer. Mas, se você tirar apenas alguns minutos para organizar seus pensamentos, você pode criar um miniplano para o dia seguinte – uma lista de “tarefas”, se preferir. Isso o ajudará a diminuir o nível de estresse na manhã seguinte, dando-lhe um guia pronto para enfrentar o dia.
Muita luz artificial depois que o sol se põe pode atrapalhar seu relógio interno. A “luz azul” emitida por seu smartphone, laptop e outros aparelhos eletrônicos pode reduzir a quantidade de melatonina que seu corpo produz, o que pode dificultar o relaxamento. Óculos ou telas especiais podem filtrar a luz, e alguns dispositivos têm configurações de “luz noturna” que ajudam a suavizá-la. Mas a melhor solução mesmo é deixar os eletrônicos de lado o quanto antes.
Facilite o caminho para a hora de dormir com uma rotina noturna relaxante. Leia um livro ou ouça uma música calma. Um banho ou ducha quente pode causar sonolência, assim como alguns alongamentos leves. Evite discussões difíceis ou estressantes tarde da noite, que podem desencadear hormônios que o manterão acordado.
Fonte: WebMD
Veja também: