Atividade física evita depressão?

Seguidora explicou que, depois de começar o home office e parar de se exercitar, ficou mais triste

Redação Publicado em 06/03/2021, às 09h00

A atividade física libera endorfina no corpo, o que causa a sensação de prazer e bem-estar - iStock

Doutor, depois do home office, larguei a academia e estou me sentindo mais para baixo. Será que uma coisa tem a ver com a outra? Atividade física evita depressão?

Sim! A atividade física é um importante aliado na prevenção de quadros de depressão e, para quem já está em tratamento, o exercício físico pode diminuir a intensidade dos sintomas e impactar até na necessidade de remédios, diminuindo a dosagem, por exemplo.

Isso acontece por múltiplas causas. A atividade física libera no corpo uma substância chamada endorfina, que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar. Além disso, quando podíamos sair na rua e frequentar a academia, por exemplo, víamos outras pessoas, e isso também reflete na nossa saúde mental.

Dá para ir à academia?

Depende da cidade, das restrições, dos cuidados e das medidas que esse lugar está tomando. Mas a academia é apenas uma das opções para fazer atividade física. Ainda é possível fazer em casa, na rua, em lugares abertos. Tudo isso também pode ter um impacto positivo na saúde mental.

depressão atividade física exercício

Leia também

Aumentei o consumo de álcool e calmantes durante a pandemia, e agora?


Pouca atividade física na pandemia é associada a ansiedade e depressão


Saúde mental x pandemia: como os jovens estão lidando com tudo isso?


“Corro risco ao voltar a frequentar a academia durante a pandemia?”