Escrita de forma descontraída, a obra mistura relatos sinceros da experiência pessoal de Naomi e de outras mulheres
Cármen Guaresemin Publicado em 05/02/2025, às 10h00
Naomi Watts, atriz anglo-australiana conhecida por ter atuado em filmes como 21 gramas e O Impossível, pelos quais concorreu ao Oscar, e também em longas de sucesso, como Cidade dos Sonhos, King Kong e O Chamado, acaba de lançar o livro Vou Te Contar (Editora BestSeller) onde busca esmiuçar um assunto bem penoso às mulheres: a menopausa. Ela conta que este é o livro que ela gostaria de ter lido quando descobriu a perimenopausa precose, aos 36 anos, época em que tentava engravidar.
Escrito de forma descontraída, a obra mistura relatos sinceros da experiência pessoal de Naomi e de outras mulheres, e vários conselhos de médicos e especialistas no assunto. Além disso, cita pesquisas de ponta sobre como tratar os sintomas da menopausa e enfrentar os desafios físicos e emocionais do envelhecimento. Entre os dilemas levantados por ela estão “O que é reposição hormonal? Será que eu deveria fazer este tratamento? Vou recuperar minha libido um dia? Qual o segredo para uma boa noite de sono? Preciso mesmo de 18 cremes diferentes para a pele? Como lidar com o etarismo no ambiente de ttrabalho? Quem sou eu agora?”
Em um trecho, ela escreve: “Desde que comecei a atuar, eu ouvia dizer que chamar a atenção para minha idade – quando essa idade não é 23 anos ou menos – é o mesmo que cometer suicídio profissional. Diziam que eu jamais conseguiria trabalhos se admitisse que estava na menopausa, ou mesmo na perimenopausa. O termo fofo que Hollywood usa para essas mulheres é ‘brochante’”.
Ainda na introdução do livro, Naomi admite: “Não há dúvida de que mulheres entre 40 e 50 anos já sofreram gaslighting do sistema de saúde, e isso gerou consequências reais para seu bem-estar, mesmo que atualmente exista uma tendência maior a dar atenção para a menopausa e as várias formas de alivirar seus sintomas. E esse alívio é possível!”
No capítulo um, a atriz comenta que antes de entrar na menopausa, não sabia que havia sintomas além de ondas de calor, suores noturnos e variações de humor, mas que, por anos, teve enxaquecas que duravam três dias. E que ninguém comentou que isso também pudesse ser um sintoma da menopausa. Quando esse problema começou a diminuir, outro surgiu com força: infecção urinária. Os médicos receitavam antibióticos, o que causava problemas gastrointestinais. “Meu ginecologista nunca me disse algo como ‘Isso deve estar acontecendo por causa da menopausa, e você precisa fazer o seguinte’”, escreveu Naomi.
Ela completa dizendo que, para que alguém a ajudasse a lidar com as cististes crônicas, foram necessários “três médicos diferentes, seis rodadas de antibióticos, uma tomografia, vários enemas, uso diário de Metamucil, crises de candidíase causadas pelos antibióticos, várias oportunidades de intimidade perdidas com medo de desconforto, e muita vergonha – quando bastaria apenas um médico que entendesse de menopausa e um único tubo de creme vaginal com estrogênio!”
No fim de janeiro, Naomi assinou um longo artigo para o jornal The Guardian, onde entre outras coisas, mencionou que “a pressão sobre as mulheres para que sejam tudo para todas as pessoas pode ser avassaladora e a menopausa pode adicionar uma camada extra de estresse. Mulheres que tiraram um tempo do local de trabalho para criar os filhos podem achar que é uma piada cruel dizer que, quando estão ansiosas para voltar ao trabalho, estão passando pela menopausa, tendo que lidar com os sintomas exatamente quando precisam se recuperar seus eus mais confiantes. Sinto-me mais aberta ao risco agora do que nunca. Por exemplo, escrever este livro parece tão revelador! Odeio falar em público e agora estou me inscrevendo para um tour do livro”.
Hoje, Naomi tem 56 anos, está casada com o ator Billy Crudup (no livro ela conta como o romance dos dois começou) e tem dois filhos, Kai de 16 anos e Sasha de 17, ambos do primeiro casamento, com o também ator Liev Schreiber. Em 2022, Naomi fundou a Stripes Beauty, marca de autocuidado cuja missão é oferecer soluções holísticas para os sintomas da menopausa, promover conscientização a respeito do tema e desenvolver uma rede de apoio a mulheres nessa fase da vida. Este ano ela concorreu ao Globo de Ouro na categoria melhor atriz em série limitada por sua personagem em "Feud: Capote vs. The Swans".
9 dicas para lidar com os odores da menopausa no verão
Sintomas ligados à menopausa podem começar até 8 anos antes
Quais são os sintomas da perimenopausa?
Após a menopausa, sinto muita dor durante a penetração. O que fazer?