Aumento de salário não traz felicidade, segundo estudo

Pesquisa feita no Reino Unido e na Alemanha mostra que aumento de renda não melhora o nível de satisfação com a vida

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h37 - Atualizado às 23h55

-

Você acha que ganhar um aumento vai melhorar seu nível de satisfação com a vida? Pois, de acordo com um estudo, uma renda melhor não faz esse milagre, pelo menos para a maioria das pessoas.

Pesquisadores acompanharam 18 mil adultos ao longo de um período de nove anos no Reino Unido e na Alemanha. Anualmente, eles respondiam a um questionário que avaliava seu nível de satisfação e também aumentos de renda.

Resultado? Pessoas que receberam mais aumentos não foram mais propensas a ter uma vida mais satisfatória.

Os autores do trabalho, da Universidade de Stirling, dizem que o impacto no bem-estar só ocorre, mesmo, quando a pessoa perde a fonte de renda. Isso é ainda mais forte se a pessoa é muito rigorosa com suas atitudes em relação ao trabalho – nesse caso, a perda de dinheiro é encarada como um fracasso, por isso o risco de depressão aumenta.

Os dados foram publicados na revista Personality and Social Psychology Bulletin. Mas os autores ressaltam que os resultados só valem para países economicamente desenvolvidos. Pode ser que no Brasil ganhar um aumento seja mais importante para a felicidade de alguém.

comportamento psicologia bem-estar salário dinheiro satisfação início