Você pode estar insistindo em alguns erros que acabam impedindo que essa gordura seja eliminada
Redação Publicado em 19/11/2021, às 13h00
Como diz a canção “vem chegando o verão...” e você ainda continua com aquele desejo de entrar no biquíni ou na sunga, e penando para conseguir isso. E o problema maior é mesmo aquela gordurinha na barriga. Pois saiba que você pode estar insistindo em alguns erros que acabam impedindo que essa gordura seja eliminada. Ou, pior, não fazendo o que deveria.
A seguir, 12 dicas para prestar atenção e mudar o que possa estar errado. Confira:
Em vez de ficar olhando o smartphone enquanto faz um lanche, preste atenção nas refeições e saboreie os alimentos. Quanto mais cuidadoso você puder estar enquanto come, menos provável será que coma demais. Observe sua alimentação, mastigue com cuidado e esteja focado em seu corpo enquanto come. Sua cintura vai agradecer.
Seu cérebro leva cerca de 20 minutos para receber a mensagem de seu estômago de que está cheio. Se você estiver comendo muito rapidamente, continuará comendo além do ponto de que seu corpo precisa. Quem come devagar consome menos calorias – e evita quilos extras.
Em um estudo, adultos com menos de 40 anos que dormiam menos de cinco horas por noite ganharam mais gordura na barriga do que aqueles que dormiam sete ou oito horas. Mas, se você não tem sono, não exagere para mudar isso – dormir mais de 8 horas por noite pode ter o mesmo efeito de expansão intestinal.
Dê ao seu sistema digestivo tempo para queimar sua refeição comendo no início da noite. Quanto mais tarde você ingerir calorias, menos horas seu corpo terá para gastá-las.
Os grãos refinados do pão branco e de outros alimentos processados são pobres em fibras de digestão lenta, de modo que seu corpo as digere mais rápido, elevando o açúcar no sangue. Com o tempo, isso pode levar ao ganho de peso. Em vez disso, escolha carboidratos de grãos inteiros.
Você pode pensar que trocar o refrigerante com açúcar pela versão diet manteria sua contagem de calorias baixa e, portanto, reduziria o ganho de peso. Mas os cientistas dizem que isso não é verdade: o aspartame, adoçante artificial presente em muitos refrigerantes diet, na verdade aumenta a gordura abdominal. Ignore os refrigerantes completamente e mate sua sede com água.
Você sabia que optar por não tomar o café da manhã aumenta em 4½ vezes a probabilidade de ser obeso? Ficar sem uma refeição desacelera seu metabolismo, o que torna mais provável que você coma demais mais tarde, quando estiver com fome.
É bom observar a ingestão de gordura, mas os alimentos que eliminam a gordura e o açúcar costumam ter um alto teor de carboidratos. Alimentos ricos em carboidratos podem aumentar seus triglicerídeos, sua sensibilidade à insulina e, ainda, a gordura em seu abdômen.
Você já sabe que fumar é péssimo para a saúde, mas um dos muitos efeitos negativos do fumo se concentra na sua barriga. Quanto mais você fuma, mais gordura você armazena em seu abdômen, ao contrário de seus quadris e coxas.
Sim, é simples assim: coloque sua comida em um prato menor (e use utensílios menores) e faça seu cérebro pensar que você está comendo mais do que realmente está. Se você escolher o prato grande, é mais provável que coma mais do que o necessário.
A ciência é certa: a atividade física é a chave para a saúde. Procure fazer 30 minutos de movimento de intensidade moderada todos os dias, e sua cintura encolherá (e seus músculos crescerão), mesmo que seu peso permaneça o mesmo.
O estresse libera um hormônio chamado cortisol em seu corpo. Níveis mais altos de cortisol podem levar ao ganho de peso, especialmente o peso visceral que você mantém na barriga. Pratique técnicas regulares de relaxamento, como respiração profunda e meditação, para ajudar a manter a calma e reduzir os níveis de estresse.
Fonte: WebMD
Veja também:
10 alimentos indicados a quem quer perder peso, segundo nutricionistas
10 coisas que você deve fazer à noite para perder peso
Alimentos que são bons para quem quer emagrecer, mas não parecem
Descubra por que você não consegue perder a barriguinha