Redação Publicado em 23/01/2024, às 18h00
Você jantou cedo, ou teve compromissos à noite e, ao colocar o pijama, sentiu a barriga roncar. Com fome fica difícil o sono vir, mas comer demais antes de ir para a cama também não é recomendado, pelo risco de causar má digestão.
Confira, a seguir, alguns alimentos que podem atrapalhar seu sono se consumidos à noite, e algumas alternativas para você matar a fome de forma saudável, sem ameaçar a balança.
Pode parecer tentador, mas qualquer coisa que seja muito gordurosa pode causar azia, especialmente se você se deitar logo depois de comer. Um lanche mais leve, com menos de 200 calorias, é uma aposta muito mais segura. Meio sanduíche de pão integral com peito de peru ou frango pode ser uma boa troca. Seu corpo digere grãos integrais mais lentamente para que você se sinta satisfeito por mais tempo. E o peru, assim como o frango, tem triptofano, um aminoácido que favorece o sono. Se você prefere queijo, experimente algumas fatias finas com bolacha integral, ou queijo cottage.
A gordura e o sal são uma combinação ruim, especialmente quando a hora de dormir se aproxima. Além disso, é fácil ter muito desse salgado em casa, então o que começa como um pequeno deleite pode se transformar em uma farra que é ruim para o seu humor e sua cintura. Contanto que não esteja encharcada de manteiga ou supersalgada, a pipoca é uma boa escolha. É um grão integral e tem fibra, então será mais satisfatório do que batatas fritas e vai te satisfazer por mais tempo.
Muito açúcar vai te animar quando você deveria estar relaxado. Além disso, uma alta de açúcar geralmente é seguida por uma queda que pode não ser agradável. Uma barrinha de granola pode ser um bom substituto para um biscoito, desde que você verifique o rótulo nutricional. Certifique-se de que sua barra tenha alguma proteína e fibra e não muito açúcar. Ou pegue meia banana e um punhado de amêndoas – ambas boas fontes de magnésio, um mineral que pode ajudá-lo a relaxar. Esta combinação de frutas e nozes também contem triptofano.
Aquela gostosura cremosa e gelada pode estar chamando seu nome, mas tente resistir. A gordura e o açúcar podem dificultar o sono. E se você escolher um sabor com chocolate, pode acabar consumindo cafeína, o que não é adequando quando se está tentando dormir. O iogurte grego rico em proteínas é uma ideia melhor. Cubra com algumas cerejas ou framboesas, que contêm melatonina, um hormônio que ajuda a acalmá-lo para entrar na terra dos sonhos.
O cereal industrializado é carregado com carboidratos vazios, que podem não saciar por muito tempo. Se você estiver com disposição para cereais, troque seus flocos frutados, gelados ou de coco por uma variedade com baixo teor de açúcar e alta em fibras. A aveia não é só uma ótima opção para o café da manhã, como pode ser consumido à noite. Seu aporte de fibra gera saciedade, e a aveia ainda contém melatonina, que promove o sono.
Você provavelmente sabe que é preciso passar longe do café à noite, mas tome cuidado com chá e refrigerante com cafeína também. Além disso, bebidas carbonatadas podem ser um problema, pois podem causar inchado ou refluxo. Uma xícara de chá de ervas (sem cafeína) pode ajudá-lo a relaxar antes de dormir. Experimente camomila, maracujá ou valeriana. A hortelã-pimenta também pode ser uma escolha relaxante, desde que você não tenha azia.
Se você estiver desejando algo enquanto assiste à TV tarde da noite, pare e pergunte a si mesmo se está realmente com fome. Talvez você esteja apenas entediado, inquieto ou pronto para dormir. Mas se você está realmente com fome, não ignore os sinais do seu corpo: é difícil adormecer quando sua barriga está roncando ou seu nível de açúcar no sangue está baixo. Escolher o lanche noturno certo pode ajudá-lo a adormecer mais rápido e dormir mais profundamente.
Mas não exagere. Ir para a cama com o estômago muito cheio pode causar azia e inchaço, o que tornará muito mais difícil descansar. Em vez disso, procure uma “minirrefeição”, de preferência uma que tenha um pouco de proteína e alguns carboidratos complexos.
Fonte: WebMD