Redação Publicado em 18/01/2022, às 12h00
Na última segunda-feira (17/1), os espectadores viram os participantes do Big Brother Brasil 22 entraram na casa mais vigiada do país pela primeira vez. Entre os candidatos a ganhar o prêmio milionário, está Natália Deodato.
A jovem de 22 anos é mineira e fala sobre o vitiligo, a doença que deixa pequenas manchas claras pelo corpo. “O que mais gosto no meu corpo é o meu vitiligo! Quando falam que sou manchada, agradeço. Não tenho problema nenhum e sinto prazer em falar sobre ele, porque, infelizmente, o que falta nas pessoas é informação”, diz ela ao GShow.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa é uma doença não contagiosa que se caracteriza por perda da coloração da pele. Isso acontece por conta da destruição dos melanócitos, nome dado às células que formam a melanina, pigmento que dá cor à pele.
Confira:
Os principais sintomas são manchas brancas pelo corpo e transtornos psicológicos, como baixa autoestima, pouca qualidade de vida e retração social. Inicialmente, apenas há descoloração da pele em alguns pontos, porém, muita gente fica com baixa autoestima por conta da doença, o que pode gerar problemas emocionais. Além disso, alguns pacientes relatam também sensibilidade e dor na área afetada.
Quando o vitiligo é detectado, o dermatologista pode classificá-lo em dois tipos:
Embora não haja cura, existem, sim, alguns tipos de tratamento para o vitiligo. Eles têm como objetivo diminuir o aumento das lesões e fazer a repigmentação da pele. Também existem alguns medicamentos que induzem à repigmentação das regiões afetadas.
Entre os tipos de tratamento, estão a fototerapia, que é indicada para quase todas as formas de vitiligo, com resultados excelentes, principalmente para lesões da face e tronco. Além disso, há a opção de usar laser, técnicas cirúrgicas e até transplante de melanócitos.
Assista também: