Redação Publicado em 04/08/2022, às 13h00
A maioria de nós está começando a entender os tratamentos de acupuntura. A quantidade de pessoas que sofrem de problemas nas costas e nas articulações aumentou drasticamente e, na busca por tratamentos, a acupuntura é lançada como uma grande lâmpada vermelha, difícil de ignorar. Então, o que é todo o alvoroço sobre ela? Entenda o que é a acupuntura e como ela pode ser um tratamento eficaz para tantas doenças.
A acupuntura é um método de tratamento alternativo. Agulhas finas são inseridas profundamente no corpo em certos pontos específicos. Quando estão bem colocadas, elas podem aumentar a liberação de neurotransmissores, também chamados de encefalinas e endorfinas, que reduzem a sensação de dor. Quando uma agulha de acupuntura é inserida, ela ajuda na produção de cortisol, o que reduz a inflamação. A técnica é usada sozinha ou em combinação com uma variedade de outros procedimentos de tratamento para obter resultados eficazes.
Agora que você já tem uma ideia do que é a acupuntura, descubra para quais condições você pode usá-la como tratamento complementar ou integrativo.
A acupuntura pode trazer muitos benefícios para quem sofre de certos problemas de saúde. Veja três exemplos abaixo:
De acordo com Vinoda Kumari, vice-diretora de saúde do Jindal Naturecure Institute, na Índia, o mundo inteiro está tentando se adaptar à pandemia de Covid-19. Casos de rigidez na região lombar, quadris, pescoço e ombros estão aumentando devido às longas jornadas de trabalho em casa. No entanto, analgésicos ou medicamentos de venda livre podem ser úteis para fornecer algum alívio da dor.
Mas esses medicamentos controlam os sintomas sem tratar a causa real da dor e tem efeitos colaterais. A acupuntura pode ser um método de tratamento seguro para pessoas que sofrem de dores ósseas ou musculares (artrite reumatoide, osteoartrite, dor miofascial, fibromialgia etc.).
Por mais surpreendente que pareça, a acupuntura pode ajudar na prevenção do diabetes tipo 2. Cientistas da Universidade Edith Cowan, na Austrália, relatam que o estudo foi realizado em pessoas classificadas como “pré-diabéticas”, o que significa que apresentaram níveis de glicose no sangue acima do normal sem realmente serem altos o suficiente para serem diagnosticados como diabéticos. Eles foram submetidos à terapia de acupuntura e viram vários marcadores-chave associados ao diabetes melhorarem. Esses marcadores incluem glicemia de jejum, glicemia de duas horas e hemoglobina glicada, bem como um declínio geral maior na incidência de pré-diabetes.
Várias pesquisas descobriram que a acupuntura, combinada com a medicina convencional, pode melhorar os sintomas da depressão. Além disso, a acupuntura funciona para dores de cabeça, enxaquecas e estresse geral. O tratamento com acupuntura reduzirá os hormônios do estresse e ajudará a equilibrar seu humor para diminuir a ansiedade e aumentar os sentimentos de alegria. As sessões são calmantes e relaxantes.
A Organização Mundial da Saúde compilou uma lista de outros problemas de saúde para os quais a acupuntura pode ser benéfica:
-Artrite reumatoide
-Cotovelo de tenista
-Entorse
-Fibromialgia
-Dor nas costas
-Rigidez no pescoço
-Neuralgia
-Dor facial
Na hora de encontrar um profissional, confira formação e referências. Pedir dicas para quem faz ou fez acupuntura também ajuda.
Fonte: HealthShots
Veja também: