A aveia é um cereal integral rico em nutrientes, considerado um superalimento. Ela contém uma boa quantidade de fibras solúveis, principalmente beta-glucanas, além de vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e zinco. Os benefícios da aveia são muitos e você pode facilmente adicioná-la de forma regular à sua dieta!
O principal tipo de fibra solúvel na aveia é o beta-glucano, que foi pesquisado para ajudar a retardar a digestão, aumentar a saciedade e suprimir o apetite. O beta-glucano pode se ligar aos ácidos biliares ricos em colesterol no intestino e transportá-los através do trato digestivo e, eventualmente, para fora do corpo", indica um artigo da Harvard Medical School.
Segundo a nutricionista Débora Palos, da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, essas fibras solúveis da aveia ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (o "colesterol ruim") no sangue, o que pode auxiliar na saúde cardiovascular. "Além disso, a aveia possui propriedades antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo", acrescenta.
O consumo regular de aveia traz diversos benefícios para a saúde. Ela pode ajudar a regular o açúcar no sangue, sendo benéfica para pessoas com diabetes ou propensão a desenvolver a doença.
As fibras presentes na aveia também promovem uma sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso e na manutenção de uma alimentação equilibrada. Além disso, a aveia é uma ótima fonte de energia devido ao seu teor de carboidratos complexos, sendo ideal para um café da manhã ou lanche antes de atividades físicas", explica.
Além dos benefícios da aveia mencionados, é importante ressaltar que ela é um alimento versátil e que pode ser facilmente incorporado em uma dieta saudável e equilibrada. Seus nutrientes e fibras ajudam a manter a saúde cardiovascular, promovem a regularidade intestinal e auxiliam no controle do peso.
A aveia também pode ser um ótimo substituto para alimentos processados e ricos em açúcares, fornecendo uma opção mais nutritiva. "No entanto, lembre-se de que a alimentação deve ser variada e equilibrada, combinando diferentes alimentos para obter todos os nutrientes necessários", fala a nutricionista.
A aveia é geralmente bem tolerada pela maioria das pessoas, mas pode causar desconforto gastrointestinal em algumas, especialmente se consumida em grandes quantidades. "É importante beber água o suficiente ao consumir aveia, pois a fibra solúvel absorve líquidos. Pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten devem optar por aveia certificada sem glúten, pois a aveia comum pode estar contaminada com traços de glúten", diz Débora.
A aveia pode ser consumida de diversas formas e em diferentes momentos do dia. Veja as sugestões da nutricionista!
Ingredientes
Modo de preparo
Em um recipiente com tampa, misture a aveia em flocos, o leite (ou iogurte) e as sementes de chia. Mexa bem para combinar todos os ingredientes. Feche o recipiente e leve à geladeira durante a noite ou por pelo menos 4 horas, para que a aveia absorva o líquido e fique macia. Na manhã seguinte, retire da geladeira e acrescente frutas frescas, nozes ou outros ingredientes de sua escolha no topo. Misture tudo suavemente e está pronto para ser consumido. Se preferir, adicione um pouco de mel ou adoçante natural para adoçar.
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca