Doutor Jairo
Leia » Comportamento

Estes são os 4 principais sintomas do Borderline; você conhece todos?

A pessoa com o transtorno se apresenta estável num momento, mas em outros perde o controle de suas emoções - iStock
A pessoa com o transtorno se apresenta estável num momento, mas em outros perde o controle de suas emoções - iStock

Redação Publicado em 13/05/2022, às 16h00

transtorno de personalidade borderline, também chamado de transtorno de personalidade limítrofe e de síndrome borderline, é uma condição mental que se caracteriza por alterações súbitas no humor. Inclui, ainda, realização impulsiva de atos e instabilidades em relação à forma como a pessoa se enxerga.

Segundo o National Health Service (NHS), a condição pode causar diversos sintomas, que podem ser agrupados em quatro áreas principais. Conheça cada uma delas:

1. Instabilidade emocional

A pessoa com o transtorno pode experimentar uma série de emoções negativas e, muitas vezes, intensas, como fúria, tristeza, vergonha, pânico, terror e sentimentos de longo prazo de vazio e de solidão. 

Além disso, também pode vivenciar mudanças de humor severas em um curto espaço de tempo. Ou seja, é comum que pessoas com borderline se sintam suicidas em um momento, mas, horas depois, estejam se sentindo razoavelmente positivas. 

Alguns indivíduos se sentem melhor de manhã e outros à noite. O padrão varia, mas o sinal chave é que seu humor muda de maneira imprevisível.

2. Padrões perturbadores de pensamento 

Diferentes tipos de pensamentos podem afetar alguém com borderline, incluindo:

  • Pensamentos perturbadores: pensar que é uma pessoa terrível ou sentir que não existe;
  • Breves episódios de experiências estranhas, como ouvir vozes. Estas podem, muitas vezes, servir como “instruções” para prejudicar a si mesmo ou aos outros;
  • Episódios prolongados de experiências anormais: o indivíduo pode experimentar tanto alucinações (vozes fora de sua cabeça) quanto crenças angustiantes (como acreditar que sua família está secretamente tentando matá-lo). 

Confira:

3. Comportamento impulsivo 

Existem dois tipos principais de impulsos que uma pessoa diagnosticada com o transtorno pode achar extremamente difícil de controlar:

  • Impulso à automutilação: como cortar os braços com lâminas de barbear ou queimar a pele com cigarros. Em casos graves, especialmente se a pessoa também se sentir intensamente triste e deprimida, esse impulso pode levar a uma tentativa de suicídio;
  • Impulso para se envolver em atividades imprudentes e irresponsáveis: como bebedeira, uso indevido de drogas, fazer jogos de azar ou ter sexo desprotegido com estranhos.

4. Relacionamentos instáveis 

Alguém com borderline pode sentir que outras pessoas o abandonaram quando mais precisou delas ou que se aproximam demais e o sufocam. Além disso, quando os indivíduos temem o abandono, isso pode levar a sentimentos de intensa ansiedade e raiva, induzindo-os a fazerem esforços frenéticos para evitarem ficarem sós, como:

  • Enviar mensagens ou telefonando constantemente para uma pessoa;
  • Chamar essa pessoa no meio da noite;
  • Agarrar-se fisicamente à pessoa e recusar-se a deixá-la ir;
  • Fazer ameaças de se matar se a pessoa o deixar.

Esses padrões podem resultar em uma relação instável de "amor-ódio" com certas pessoas. Muitos indivíduos com borderline parecem estar presos a uma visão muito rígida "preto-branco" das relações. Ou um relacionamento é perfeito e essa pessoa é maravilhosa, ou a relação está condenada e essa pessoa é terrível. Eles parecem incapazes ou relutantes em aceitar qualquer tipo de "área cinzenta" em sua vida pessoal e relacionamentos.

Veja também: