Britney Spears fala sobre ilusão de vida perfeita: “fiquei com vergonha”

Em audiência, cantora revelou que é obrigada a manter um DIU, um exemplo de coerção reprodutiva

Redação Publicado em 25/06/2021, às 12h17

Britney falou sobre o tratamento abusivo que recebe do pai - Reprodução / Instagram

A história de Britney Spears ganhou mais um capítulo complicado esta semana. Após audiência na Justiça para pedir o fim de sua tutela, que está com o pai, ela pediu desculpa aos mais de 30 milhões de seguidores no Instagram por ter fingido que estava "OK" nos últimos dois anos. Ela diz que "ficou com vergonha de compartilhar o que acontecia" com ela. 

Desde 2008, após uma série de problemas pessoais e de saúde mental, a responsabilidade sobre a carreira, as finanças e a saúde da popstar está com o pai, Jamie Spears. Agora, ela tenta anular o acordo na Justiça. 
 
Uma das acusações de Britney que mais chamou atenção do público foi a de que, apesar de querer ter mais filhos, ela não tem permissão para tirar o DIU (contraceptivo intrauterino).
Vale lembrar que obrigar uma mulher a usar um contraceptivo ou passar por laqueadura contra a sua vontade, bem como não permitir que use esses mesmos métodos para evitar uma gravidez indesejada configuram coerção reprodutiva, um tipo de violência doméstica.
 
"Eles não querem que eu tenha mais filhos. A tutela está me fazendo mais mal do que bem", disse ela. “Não só minha família não fez nada, meu pai era totalmente a favor. Qualquer coisa que acontecesse comigo precisava ser aprovada pelo meu pai. [...] Eu menti e disse ao mundo inteiro que estou bem e estou feliz. É mentira, eu pensei que talvez eu ficasse se dissesse o suficiente. Eu estive em negação, em choque, estou traumatizada. Agora estou dizendo a verdade, ok? Eu não estou feliz, não consigo dormir. Estou com tanta raiva, é uma loucura, eu estou deprimida. Choro todos os dias. [...] Quero ser ouvida, quero mudanças, eu mereço mudanças”, desabafou ela.
 
Nos depoimentos, ela ainda contou que não pode andar de carro com o namorado sozinha e que, após se recusar a fazer um show em Las Vegas, foi obrigada a mudar sua medicação para outra, à base de lítio.
 
"O lítio é um medicamento muito, muito forte e completamente diferente do que eu estava acostumada. Você pode ficar mentalmente debilitado se ficar com ela por mais de cinco meses. Eu me sentia bêbada, não conseguia conversar com minha mãe ou meu pai sobre qualquer coisa", lembrou ela, acrescentando que nesse período contava com os cuidados de mais seis enfermeiras.
 
 

A verdade por trás das redes sociais

Durante a maioria desse tempo, Britney se manteve positiva nas redes sociais, fazendo até vídeos dançando e postando fotos felizes com o namorado. Contudo, após a audiência, a cantora foi sincera com os seguidores e disse que tudo não passava de uma farsa.

“Eu quero apenas contar para vocês um pequeno segredo. Eu acredito que, como pessoas, todos nós queremos uma vida de conto de fadas, e pelo jeito que eu andei postando minha vida parece ser e estar bastante incrível. Acho que é isso que todos nós procuramos!", começou ela.

Britney falou que a técnica de esconder os lados negativos da vida foi aprendida com sua mãe. "Essa foi uma das melhores características da minha mãe. Não importa o quão ruim o dia era quando mais jovem, para mim e para meus irmãos ela sempre fingiu que estava tudo bem".

Confira:

A artista ainda se desculpou por ter mentido por tanto tempo. "Estou querendo chamar a atenção das pessoas porque não quero que pensem que minha vida é perfeita, porque definitivamente não é. Se você leu alguma coisa sobre mim nos noticiários desta semana, obviamente você sabe agora que não é. Peço desculpas por fingir que estive bem nos últimos dois anos. Fiz isso por causa do meu orgulho e fiquei com vergonha de compartilhar o que aconteceu comigo".

Apesar disso tudo, Britney considerou que o Instagram a fez bem. "Acredite ou não, mas fingir que estou bem realmente me ajudou. Por isso, decidi postar esta citação hoje porque, caramba, se você está passando por um inferno... eu sinto que o Instagram me ajudou a ter um espaço para compartilhar minha presença, existência. E simplesmente sentir que sou importante, apesar do que tenho passado, e funcionou, então decidi começar a ler mais contos de fadas".

Confira o post:

 

O que o desabafo de Britney mostra

É claro que a situação em que a cantora se encontra não é comum, mas a falsa vida perfeita nas redes, sim. O desabafo de Britney serve para nos lembrar que nem sempre o que vemos no feed é o que acontece de verdade.

Não podemos nos basear em pequenos posts e vídeos, perfeitamente editados e planejados, e comparar com nossas vidas. 

Por isso, é importante lembrar que todas as pessoas passam por dificuldades — mesmo que não mostrem — e que a vida real, imprevisível e sem edições, nunca vai ser tão legal quanto a mostrada nas redes. E isso é completamente normal!

Assista também:

saúde mental redes sociais britney spears

Leia também

Por que as pessoas colocam tanto filtro nas imagens das redes sociais?


Inveja: estudos mostram aspectos que desconhecemos ou escondemos


Carol Narizinho fala sobre assédio nas redes; como lidar com o problema?


Se as redes sociais te deixam estressado, por que continuar nelas?