Cães podem mesmo detectar câncer?

Os cânceres deixam rastros específicos, ou assinaturas de odor, no corpo e nas secreções corporais de uma pessoa

Redação Publicado em 26/10/2024, às 10h00

Os animais que passam por treinamento para detectar certas doenças são chamados de cães de detecção médica - iStock

Os cães têm um olfato aguçado, todos sabemos, e cada vez mais pesquisadores pelo mundo estão descobrindo que cachorros podem farejar o câncer detectando as assinaturas de odor de câncer de mama, colorretal, pulmão e outros tipos da doença.

Os humanos colocaram o notável olfato dos cães em uso, treinando-os para farejar explosivos e narcóticos. Seus focinhos poderosos também podem detectar vírus, bactérias e sinais de câncer no corpo de uma pessoa ou fluidos corporais. A seguir, entenda as evidências por trás das habilidades dos cães de cheirar e identificar diferentes tipos de câncer, e como os profissionais médicos podem usar os cachorros para ajudar a diagnosticar a condição.

Como muitas outras doenças, os cânceres deixam rastros específicos, ou assinaturas de odor, no corpo e nas secreções corporais de uma pessoa. Células cancerosas, ou células saudáveis ​​afetadas pelo câncer, produzem e liberam essas assinaturas de odor. Cães detectam esses odores em substâncias chamadas compostos orgânicos voláteis (VOC’s).

Dependendo do tipo de câncer, os cães são capazes de detectar VOC’s na pele, hálito, urina, fezes e suor de uma pessoa e, com treinamento, alertar as pessoas sobre sua presença. Os animais que passam por treinamento para detectar certas doenças são chamados de cães de detecção médica. Após serem treinados, podem detectar algumas substâncias em concentrações muito baixas, tão baixas quanto partes por trilhão, o que torna seus narizes sensíveis o suficiente para detectar marcadores de câncer na respiração, urina e sangue de uma pessoa.

Quais tipos de câncer um cão pode sentir?

Pesquisas mostram que cães podem detectar muitos tipos de câncer, como:
melanoma,
-câncer colorretal,
-câncer de pulmão,
-câncer de ovário,
-câncer de próstata,
-câncer de mama.

Por exemplo, um relato de caso descreve como um homem de 75 anos visitou um médico depois que seu cão lambeu persistentemente uma lesão atrás de sua orelha. O médico realizou testes de diagnóstico e confirmou melanoma maligno. Ninguém havia treinado o cão dessa pessoa especificamente para detectar câncer. No entanto, a maioria dos estudos de pesquisa sobre detecção de câncer canino envolve ensinar cães individuais a farejar cânceres específicos.

Cientistas encontraram evidências de que alguns cães podem detectar câncer colorretal a partir do hálito e fezes aquosas de pessoas com altos níveis de precisão, mesmo para cânceres em estágio inicial. A presença de inflamação intestinal ou doença colorretal não cancerosa não parece afetar a capacidade dos cães de detectar esses cânceres.

Os cães também podem detectar câncer de pulmão a partir do hálito de uma pessoa. Um estudo descobriu que um cão treinado tinha uma taxa muito alta de precisão na distinção entre o hálito de pessoas com e sem câncer de pulmão. Em outro estudo, dois cães receberam treinamento por um ano. Depois disso, os pesquisadores apresentaram aos cães uma série de amostras de urina. Os cães provaram 45–73% de precisão na detecção de câncer de pulmão por meio das amostras.

100% de precisão

Os cães também detectaram câncer de ovário em amostras de sangue e câncer de próstata cheirando a urina de uma pessoa. Em 2021, os pesquisadores relataram que um cão treinado para detectar sinais de câncer de mama na urina foi capaz de detectar câncer de mama com 100% de precisão entre amostras de urina de 200 pessoas. Destes, 40 tinham câncer de mama, 182 tinham outros tipos de câncer e 18 não tinham câncer. Este estudo ainda precisa ser repetido com uma população maior de cães para ver se os resultados podem ser reproduzidos.

Um estudo descobriu que cães treinados apenas para detectar câncer de mama também foram capazes de detectar melanoma e câncer de pulmão. Isso sugere que pode haver uma assinatura de odor comum entre diferentes tipos de câncer.

O fato de cães treinados poderem detectar câncer pode ter benefícios significativos para os humanos. Usar cães para dar suporte à detecção e diagnóstico de câncer é um método não invasivo de baixo risco.

No Brasil também existem pesquisas nesta área. Uma delas é o projeto Kdog, cujo objetivo também é diagnosticar o câncer de mama por meio dos odores específicos emitidos pelo corpo humano. Para saber mais, leia a matéria Cães que detectam Covid-19 e câncer: conheça dois projetos brasileiros.

Fonte: Medical News Today

saúde câncer cães cachorros pesquisas detecção de doenças

Leia também

Cães podem detectar sofrimento humano com grande precisão, diz estudo


Cães que detectam Covid-19 e câncer: conheça dois projetos brasileiros


Entenda por que cachorros conseguem sentir crises epiléticas


Cães são sensíveis aos estados mentais dos humanos?