Café da manhã: 5 alimentos essenciais para começar o dia

Veja ótimas opções para adicionar à refeição, considerada a mais importante do dia

Milena Alvarez Publicado em 14/11/2022, às 10h00

Incluir aveia e frutas no café da manhã faz bem e gera saciedade - iStock
O café da manhã é considerado uma das refeições mais importantes do dia e deve conter alimentos ricos em fibras e em nutrientes. Pular a refeição pode te fazer sentir mais fome em outros períodos, aumentando a tendência de ingerir alimentos mais calóricos. O ideal é que o café da manhã seja equilibrado e tenha uma fonte de carboidrato, uma de proteína e uma de fruta. Para ajudar, listamos alguns alimentos saudáveis para essa refeição:
 

1.Aveia

É a opção de café da manhã clássica por ser baixa em calorias e rica em carboidratos complexos. A aveia contém betaglucana, um tipo de fibra que ajuda a reduzir o colesterol quando ingerida regularmente. A aveia também é rica em ácidos graxos ômega 3, folato e potássio. A aveia cortada em aço, que leva cerca de 15 minutos para cozinhar, contém mais fibras do que em flocos ou variedades instantâneas, mas qualquer tipo de aveia é uma escolha saudável. Apenas evite os tipos com sabor, que podem ter muito açúcar. Adoce sua tigela com leite e um pouco de mel e cubra com frutas e nozes.

2. Banana

As frutas amarelas – especialmente quando ainda estão com um toque verde – são uma das melhores fontes de amido resistente, um carboidrato saudável que mantém a saciedade por mais tempo. Corte a banana em fatias e acrescente ao cereal ou à aveia. Graças a uma dose saudável de potássio, um eletrólito que ajuda a baixar a pressão arterial naturalmente, as bananas são uma escolha particularmente boa para pessoas com hipertensão.

3. Ovos

Pesquisas mostraram que o colesterol dos ovos têm menos impacto sobre o colesterol no sangue do que se pensava. A Associação Americana do Coração recomenda que pessoas com colesterol normal limitem sua ingestão de colesterol a 300 miligramas por dia. Ah, e eles são ricos em proteínas!

Confira:

4. Cereais

A escolha pode ser complicada, porque existem tantos tipos diferentes por aí. Algo com pelo menos 5g de fibra e menos de 5g de açúcar é provavelmente a melhor aposta. Você encontrará essa combinação em muitos cereais integrais ou de farelo (como trigo desfiado), que geralmente são fortificados com riboflavina, ácido fólico e outros nutrientes essenciais. Complete sua tigela com leite desnatado e frutas para o pacote completo: grãos integrais para saciar sua fome, proteínas para fornecer energia e antioxidantes para manter seu sistema imunológico funcionando.

5. Pão integral

Os carboidratos são um dos pilares do café da manhã, mas o tipo que você escolhe pode fazer diferença. A regra simples a ser lembrada é que o trigo integral e outros grãos integrais – sejam eles encontrados em pão, torradas ou biscoitos – contêm mais fibras e nutrientes do que seus equivalentes brancos e refinados. O que você coloca no seu pão também importa. Banhar sua torrada com manteiga ou geleia industrializadas apenas adiciona gordura e calorias vazias. Em vez disso, prefira alguma proteína, adicionando um ovo ou um pouco de manteiga de amêndoa.

Veja também:
saúde alimentação café da manhã

Leia também

Probióticos podem trazer riscos à saúde e efeitos colaterais?


“Dietas da moda”: o que é verdade e o que é mito?


5 atitudes para tomar à noite que ajudam no emagrecimento


Alimentação emocional: como comer e não sentir culpa