Veja como desenvolver essas regiões musculares com as dicas do treinador
Fausto Fagioli Fonseca Publicado em 05/07/2024, às 09h00
As flexões de braço são normalmente os tipos de exercícios mais usados para o desenvolvimento dos músculos peitorais e dos ombros sem o uso de aparelhos. Porém, existem diversos outros exercícios menos conhecidos que são tão ou mais potentes para esse fim!
Para quem busca treinar melhor esses músculos, a calistenia, método de treino que usa apenas o peso corporal, é bastante indicada, sendo que os movimentos de “empurrar” com os braços são os indicados para desenvolver peito, tríceps e ombros.
Vem com a gente que vamos explicar como usar a calistenia para treinar peito e ombros!
Os exercícios de peito envolvem um movimento de empurrar com os braços, diferente dos treinos para as costas, por exemplo, cujo movimento básico é o de puxar. Assim, você poderá usar diferentes estratégias usando o peso corporal para fortalecer essa região.
O melhor da calistenia é que o único equipamento é o peso do corpo! Também podem ser adicionadas barras paralelas, argolas e barras de porta. O próprio chão é um ótimo 'acessório' de treino. Em casa você pode usar cadeiras, sofá e qualquer coisa estável para executar alguns exercícios", diz o treinador Júnior Britto, professor de educação física, ginástica artística e treino funcional.
A seguir, separamos três exercícios para treinar peito e ombros que você pode usar em seus treinos de calistenia. Confira!
Vimos essas dicas de treino no canal do professor e atleta Bruno Kaijo no Instagram e viemos compartilhar com você! Ele garante: esses são os três exercícios básicos para maior hipertrofia do peitoral e dos ombros. São eles:
Vamos entender melhor cada movimento:
O movimento de flexão de braços você já conhece, né? Com ambos os braços apoiados no chão, você faz o movimento de descer e subir, com o tronco todo ereto. As pseudo flexões são parecidas, mas nelas os braços ficam mais para trás, abaixo da linha dos ombros, e o tronco se movimenta de forma inclinada.
Segundo o especialista, essa alteração no movimento muda a mecânica do exercício, tornando-o mais difícil do que uma flexão comum (o que favorece a hipertrofia). Além disso, outras fibras musculares podem ser recrutadas.
Este também é um tipo de flexão, mas em que o tronco fica mais inclinado, como se fosse a letra “U” invertida. O movimento de flexionar os braços é o mesmo, mas, com essa postura, o enfoque nos ombros será muito maior, favorecendo a hipertrofia muscular dessa região específica.
As barras paralelas são muito comuns nas estações de treino em parques e praias, mas você também pode investir em uma para ter em casa sem gastar muito. Esse exercício é ótimo tanto para desenvolver os ombros quanto os peitorais, além de exigir muito dos tríceps também.
Como treinar braços na calistenia? Veja 8 exercícios indispensáveis
10 variações de agachamento para fazer usando apenas o peso do corpo
15 exercícios de calistenia para treinar o tronco superior
11 exercícios de calistenia para usar nas estações de treino ao ar livre